Prevenção de Acidentes do Trabalho: dicas para aplicar às jornadas

schedule
2022-08-01 | 14:42h
update
2022-08-01 | 14:43h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: rawpixel / Freepik)

Todas as empresas têm em seus colaboradores expectativas voltadas à atuação profissional. É fundamental pensar no papel que cada trabalhador desempenha dentro da companhia e organização para um adequado desenvolvimento das jornadas de trabalho e cumprimento das metas.

Muitas vezes, o ambiente de trabalho não é tão saudável e seguro quanto se espera, e os colaboradores podem estar sujeitos a variados riscos que geralmente cursam com os mais variados tipos de acidente de trabalho.

Quedas de nível, acidentes típicos, acidentes de percurso ou trajeto, lesões variadas e as famosas DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) estão cada vez mais frequentes, mesmo havendo diversas medidas a serem tomadas pelos gestores diretos que podem impactar a drástica redução desses acidentes, proporcionando maior produtividade a essas empresas e indústrias.

Algumas dicas importantes para proteção dos colaboradores, garantindo os melhores resultados em todos os aspectos relacionados ao bem-estar e à produtividade.

Identifique os riscos típicos de sua empresa: explore todos os ambientes de sua empresa e observe quais os lugares que merecem maior atenção, eliminando os riscos observados e identificando, por meio de cartazes e avisos, os que não puderem ser suprimidos.

Invista em treinamento: a cultura de treinamento frequente é a melhor arma para prevenção, os treinamentos podem ser feitos por meio de reuniões com os trabalhadores expostos aos mais diversificados riscos.

Publicidade

Forneça, incentive e fiscalize o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), essenciais para proteção individual relacionados aos mais variados riscos. A gestão imediata deve sempre estar atenta, considerando que os acidentes de trabalho não são responsabilidades só do trabalhador, mas são de responsabilidade compartilhada entre trabalhador e empresa.

Implementar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA): os “cipeiros”, como são chamados, são colaboradores selecionados para auxiliar a empresa/gestão imediata nos cuidados relacionados aos acidentes de trabalho de todas as naturezas, e são de fundamental importância em sua representatividade e exemplos próprios que sensibilizam os colaboradores que exercem as mesmas atividades.

Criar programas de cuidado e bem-estar voltados aos colaboradores. É importante pensar em profissionais que possam trabalhar com a prevenção em saúde e que, por meio de ações simples, podem evitar, reduzir e dirimir doenças ocupacionais relacionadas às funções, esforço repetitivo, posturas inadequadas e de longo prazo.

Já existem muitos estudos demonstrando que o investimento nesse tipo de programa não traz prejuízo às organizações e, sim, são capazes de trazer benefícios que culminam no aumento da produtividade e lucratividade em curto, médio e longo prazos.

A prevenção é a melhor forma de proteção e responsabilidade que sua empresa pode demonstrar a seus colaboradores, uma empresa que se importa com o bem-estar e saúde dos seus trabalhadores ganha reconhecimento ao longo do tempo com altos índices de pertencimento, confiança e orgulho de fazer parte.

Fernanda Cercal

* Fernanda Maria Cercal Eduardo é fisioterapeuta, mestre em Tecnologia em Saúde, professora e coordenadora do curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate

Conheça também os colunistas do Saúde Debate

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
22.04.2024 - 09:11:04
Uso de dados e cookies: