Os impactos da tecnologia no diagnóstico precoce de doenças

diagnóstico precoce de doenças
(Foto: DCStudio / Freepik)

A tecnologia revolucionou a medicina nos últimos anos, mas a Covid-19 acelerou ainda mais esse processo, exigindo das empresas e profissionais do setor uma adequação rápida e eficaz à nova realidade. Com isso, a transformação digital foi impulsionada e a busca por inovação, agregada à economia, intensificada.

Isso serviu de impulso para que centros de saúde e hospitais espalhados pelo país modernizassem sua estrutura física, oferecendo equipamentos e exames de qualidade. Estudo da IDC Health Insights, mostra que na América Latina os investimentos em tecnologia na área da saúde devem alcançar o equivalente a 10 bilhões de reais até o final de 2022.

Uma das áreas que mais avança e se beneficia deste movimento é a radiologia. Os investimentos neste setor impactam em todo corpo clínico, mas principalmente nos pacientes, pois a tecnologia empregada nos equipamentos auxilia no diagnóstico preciso e precoce de algumas doenças, o que pode determinar a eficácia do tratamento médico. O INCA – Instituto Nacional de Câncer, realizou uma pesquisa que revela que quando a doença é diagnosticada no início, as chances de cura chegam a 90%.

Atentas ao cenário mundial e os reflexos que a Covid-19 trouxe ao mercado, muitas empresas brasileiras que atuam na área da saúde passaram a investir fortemente em pesquisa de novos equipamentos, que pudessem aliar tecnologia de ponta com preços mais acessíveis para atender clínicas e hospitais do país. Este foi o caso da empresa catarinense Imex Medical Group, presente no mercado há 20 anos e que hoje é líder nacional do segmento. Os investimentos em P&D se intensificaram durante a pandemia com equipamentos tecnológicos desenvolvidos, se adequando ainda mais ao momento do mercado e ao paciente.

Foi neste período, que a Imex elaborou um portfólio de produtos que auxiliaram clínicas e hospitais no combate à pandemia, lançando equipamentos que trouxeram diversos benefícios tecnológicos aos seus clientes. Foram lançados equipamentos de Tomografia e Ressonância Magnética, além de Raios X, com um portfólio de aparelhos onde se destacam os móveis com opções de analógicos e digitais.

Estes raios X móveis auxiliam na mobilidade dos atendimentos dentro de uma clínica ou hospital, pois suas características auxiliam na locomoção do equipamento até o paciente, facilitando a execução dos exames, possuem ainda rotação em 270° podendo ser utilizados em áreas estreitas, como pronto-atendimento, sala de operações e unidade de terapia intensiva (UTI). Outro fator importante, é o fato de já contarem com a opção da tecnologia digital, o que agrega ainda mais qualidade na análise dos exames.

São diferentes fatores que combinados trazem para o setor da saúde mais clareza nos resultados, agilidade nos diagnósticos e confiabilidade aos profissionais da saúde e seus pacientes.

diagnóstico precoce de doenças
Maurício Silva (Foto: João Somensi)

* Maurício Silva é Diretor de Vendas da Imex Medical Group

Leia outros artigos  publicados no Saúde Debate 

Conheça também os colunistas do Saúde Debate