Na saúde, ter empatia também é saber cuidar e se aprimorar

Na saúde ter empatia
(Foto: Freepik)

Poder olhar para trás, respirar e celebrar não significa falta de empatia. Muito pelo contrário. Após praticamente dois anos de esforços voltados a pacientes acometidos pela Covid-19, com as práticas e os protocolos adotados sendo reconhecidos por excelência internacionalmente, o Vera Cruz Casa de Saúde, já no ano passado, conseguiu, enquanto permanecia (e permanece) com o acolhimento para doenças respiratórias, voltar o olhar às suas outras especialidades. E foi além.

 

Em 2022, assumimos diversos compromissos para melhorar e ampliar o atendimento à população de Campinas e região. E começamos cedo: já em março, demos início ao Pronto Atendimento de Otorrinolaringologia, serviço completo de assistência ao paciente, para atender de forma segura e eficiente os pacientes com queixas dessa natureza. O atendimento (de segunda a sábado, das 07h às 13h) reúne uma equipe composta por dez médicos da especialidade.

 

Em abril, nossos pacientes ganharam o serviço de UTI cardiológica, focado não apenas em doenças cardiovasculares, mas também vasculares em geral. Montamos uma estrutura moderna e acolhedora de quartos para que cada pessoa possa ter a companhia de um familiar durante todo o período de internação, humanizando ainda mais os nossos cuidados.

 

Em maio, passamos a oferecer o Pronto-Socorro de Pediatria, que dispõe, além do acolhimento imediato, de internação, enfermaria e uma UTI totalmente nova, voltada para crianças, pré-adolescentes e adolescentes de até 13 anos. Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, conta com toda a estrutura do hospital para solicitações de exames laboratoriais, radiológicos e ultrassonografia, abrangendo uma série de convênios médicos, incluindo a Unimed Campinas.

 

As parcerias com as operadoras de saúde também passaram a valer, já no segundo semestre, mais precisamente em agosto, para um novo serviço completo 24 horas. Desta vez, em um Pronto-Socorro de Ortopedia. Alocado dentro do próprio pronto atendimento da unidade, conta com duas salas de atendimento, uma para colocação de gesso e, novamente, com o suporte do hospital em equipamentos para realização de todos os tipos de exames inerentes à especialidade, incluindo diagnósticos por imagem via raio X, tomografia e ressonância magnética.

 

Durante todo este processo, claro, jamais nos furtamos de investir também na qualificação profissional, seja em reciclagem, estudos ou aprimoramentos. Fatores que, na saúde, jamais param de evoluir. Portanto, permanecemos em consonância com o que há de melhor em medicina, com corpo clínico experiente, preparado e humano em toda e qualquer especialidade.

 

A cada conquista, reforçamos a tradição do complexo, já bastante conhecido por toda a região, e agregamos ainda mais valor ao empreendimento. Hoje, somamos quase mil colaboradores que, dentro das específicas áreas, geram prontos-socorros adulto e pediátrico, com fluxos respiratórios e não-respiratórios, e um ambulatório completo de diagnóstico e orientação terapêutica para 28 especialidades médicas.

 

Em 2023, o intuito é permanecer crescendo, buscando parcerias e alternativas que aproximem Campinas e região ainda mais de nossa excelência. Respiramos, sim, ares mais leves, mas nossa forma de mostrar empatia e gratidão é nos aprimorando e cuidando de toda e cada vida nos confiada, com carinho, zelo, respeito e competência.

Na saúde ter empatia
Bruno Gonçalves de Campos Araújo (Crédito: Matheus Campos)

* Bruno Gonçalves de Campos Araújo (CRM SP 149367), Diretor Técnico Médico do Vera Cruz Casa de Saúde. 

Leia outros artigos  publicados no Saúde Debate 

Conheça também os colunistas do Saúde Debate