A transformação digital na saúde precisa incluir o paciente

transformação digital na saúde

Durante a 14ª Convenção Brasileira de Hospitais, em julho, vou moderar um painel sobre acreditação e qualidade e já trago a reflexão sobre o quanto a qualificação e as melhorias na área da saúde estão diretamente ligadas ao bom uso de tecnologias que facilitam e otimizam o acompanhamento do que ocorre em uma instituição e que consideram o paciente como centro desse processo. Se no painel vou abordar o tema na teoria, nos estandes os visitantes poderão conhecer as soluções na prática.

É fato que um dos principais avanços digitais na área é a conexão das informações do paciente e da instituição hospitalar por meio de soluções, aplicativos e plataformas. Nesse cenário, destaca-se sempre o prontuário eletrônico, que substitui o tradicional registro em papel, proporcionando uma série de vantagens ao gestor hospitalar e ao paciente. Ainda mais assertivo, porém, é um sistema totalmente digital e acessível a diversos estabelecimentos de saúde, que mapeia desde o agendamento da consulta, passando pelos hábitos do paciente e a adesão ao tratamento. E mais: que favoreça a interoperabilidade desses dados com outros sistemas. Porque, sem a menor dúvida, a interoperabilidade é decisiva para o cuidado baseado em valor.

Essa centralização de dados permite um acesso rápido às informações, proporcionando uma visão mais completa e precisa do quadro clínico do paciente. Além disso, o sistema digital contribui para a redução de erros médicos, pois evita eventuais falhas na interpretação da caligrafia ou perdas de documentos e promove acesso mais fácil ao histórico relevante para a conduta médica. A integração de sistemas também facilita a comunicação entre os profissionais de saúde, possibilitando uma colaboração mais efetiva e uma tomada de decisão mais ágil. Por meio de acesso remoto, médicos podem acompanhar seus pacientes a distância, ampliando a continuidade do cuidado.

Ora, um sistema mais assertivo, com menor risco de erros tanto de registro de informações como de condutas médicas e que favorece uma decisão mais rápida sobre a condição do paciente é uma ferramenta essencial para a conquista de acreditações – tanto as que estão diretamente relacionadas com o uso de tecnologias digitais adequadas quanto aquelas que respondem à segurança do paciente.

Ao mesmo tempo, ganha o paciente, que, além de ter confiança de estar em um ambiente muito mais seguro, de acordo com a Global Health, plataforma de inovação da MV, ele economiza até 70% do seu tempo ao agendar a consulta de forma remota, fazer o check-in online e obter antecipadamente a autorização do convênio, se for o caso. Esse processo também só traz vantagens para a instituição: há redução de absenteísmo e de gastos supérfluos e aumento de produtividade e de faturamento. Foi o que ocorreu com o Hospital Mãe de Deus, referência no Rio Grande do Sul, que há dois anos automatizou os processos de autoatendimento com as soluções da MV, como pré-cadastro, controle de visitas e gestão de acesso, evitando filas e promovendo a independência na assistência.  O Hospital ainda reduziu o uso de plástico, papel e metal por conta da eliminação dos crachás que chegaram a somar 7 mil unidades por mês e da digitalização de exames.

Outro tema também ligado à qualidade da instituição é a inteligência artificial como assistente nos exames de diagnóstico, como radiografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas. Esses algoritmos podem identificar padrões e anomalias, ajudando os médicos a detectar problemas com maior precisão.

Além disso, a IA permite a comparação automática de laudos anteriores com os exames atuais. Isso é especialmente útil para monitorar a progressão de doenças crônicas e identificar alterações sutis ao longo do tempo. Ao automatizar essa comparação, a IA reduz o tempo e o esforço necessários para a análise dos exames, permitindo que a equipe médica se concentre em decisões clínicas mais complexas. Mais uma vez, assertividade e segurança na conduta, que certamente contribuem para uma maior qualificação do estabelecimento de saúde.

Já temos bons cases e resultados mensurados. Também vemos que empresas já consideram o assunto uma pauta quente. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer na transformação digital de saúde. É essencial trazer o paciente para uma jornada 100% digital: somente dessa forma estaremos de fato praticando uma mudança com impacto e valor real, aprimorando a experiência do paciente e considerando a melhor equação entre desfecho clínico e custo.

* Valmir Oliveira Junior, diretor comercial de produto da MV, multinacional brasileira especializada na transformação digital da saúde

Leia outros artigos  publicados no Saúde Debate 

Conheça também os colunistas do Saúde Debate