Estudos comprovam que pacientes que relatam ter uma boa comunicação com seu médico são mais propensos a se sentirem satisfeitos com o cuidado prestado, aderirem ao tratamento e recomendarem o médico a outros. Então, por que tantos profissionais continuam avessos às ferramentas de comunicação disponíveis para aprimorar o contato com os pacientes?
É crucial que aqueles que querem combater as fake news na área da saúde e desmascarar os “especialistas de Instagram” se posicionem. Hoje, todos nós somos comunicadores e influenciadores. E, antes que me digam: “Ah, mas eu não fiz Medicina para ficar fazendo post no Instagram”, alerto: você não precisa fazer sua comunicação sozinho. Você precisa saber usar as ferramentas que só você pode utilizar e ter uma equipe que te auxilie no restante. O que só você pode fazer é a comunicação na hora da consulta, de atender o paciente.
É nesse momento que o profissional tem a oportunidade de estabelecer um contato genuíno, ouvir atentamente as queixas do paciente, realizar o exame físico e explicar o diagnóstico e plano de tratamento de forma clara e acessível. E é também aqui que muitos erram! Fique atento aos seguintes pontos:
Indo além
Para se comunicar com um público mais amplo, utilize a comunicação digital. As ferramentas digitais oferecem aos médicos a oportunidade de ampliar seu alcance, se conectar com seus pacientes de forma mais frequente e promover a educação em saúde.
Educação
Você também pode se comunicar com seus pacientes e a comunidade por meio de iniciativas educativas.
Seja fonte de notícias!
Por fim, use a assessoria de imprensa para virar notícia, construir uma imagem positiva na comunidade e divulgar sua atuação. Com o apoio deste serviço, envie releases para divulgar eventos, pesquisas, novos tratamentos ou outras informações relevantes para o público. Conceda entrevistas à mídia para falar sobre temas relacionados à saúde e compartilhar seu conhecimento com a comunidade. Tudo isso fará seu nome chegar a mais pessoas, agregando valores como credibilidade e autoridade.
*Fernanda Momm é Jornalista e especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Digital
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