5 dicas para melhorar a qualidade de vida e ter mais saúde pós pandemia

O isolamento social trouxe luz à importância de cuidar da saúde, na pandemia e também depois que ela acabar

qualidade de vida
Especialista recomenda 5 dicas para você melhorar a qualidade de vida durante e pós pandemia (Foto: javi_indy - Freepik)

A pandemia devido ao novo coronavírus trouxe uma série de mudanças na vida de pessoas no mundo todo. Medidas de distanciamento social, higienização constante das mãos e uso de máscara se tornaram hábitos essenciais para preservar o nosso maior bem: a saúde.

Porém, a necessidade de aplicar protocolos sanitários para diminuir a contaminação pelo vírus, como o isolamento social, levou muitas pessoas ao sedentarismo e à piora de condições psíquicas já diagnosticadas, como a ansiedade. Diante disso, médicos e demais especialistas da saúde defendem que o período atual de pandemia não deve impedir a prática de atividades físicas e a manutenção de hábitos saudáveis pré-pandemia, inclusive os de caráter psíquico.

Afinal, assim como é importante cuidar da saúde durante o período pandêmico, também é fundamental dar atenção à qualidade de vida com foco no que virá depois dele.

Por isso, mostro a seguir 5 dicas para você melhorar a qualidade de vida. Com a adoção no cotidiano de atividades físicas, mentais e uma boa alimentação, atravessar o período atual pode ser bem menos difícil. Confira:

Encontre o melhor exercício físico para você

Para realizar atividades físicas e melhorar a saúde, não existe receita de bolo. Com o aval de um médico em mãos para a realização de exercícios, é importante começar a se exercitar com a atividade que mais lhe agrada. Se você gosta de academia, então malhe. Se você curte correr, então corra. É muito mais prazeroso melhorar o condicionamento físico fazendo aquilo que é mais divertido e mais motivador.

Organize a rotina

Quando se fala de qualidade de vida, é comum pensar apenas em exercícios físicos e alimentação. Porém, para que seja possível alcançar uma vida mais ativa e com mais equilíbrio, é fundamental organizar todas as outras coisas ao redor, especialmente em um período de mudanças como o da pandemia. Procure dividir as tarefas do dia de uma maneira que seja viável para você realizá-las, sempre dentro do possível e de seu contexto. Com os objetivos diários traçados, o cotidiano pode ser bem mais produtivo e trazer bem mais eficiência em cada tipo de atividade, dos exercícios físicos ao trabalho.

Alimente-se bem e cuide da hidratação

Essa dica vale para qualquer período da vida, é algo que vai muito além da pandemia ou qualquer momento de dificuldade. Porém, especialmente devido ao maior tempo vivido em casa por quem pode trabalhar em modelo home office, por exemplo, manter uma alimentação equilibrada pode ser um grande desafio. Dê preferência a alimentos naturais, diminua o consumo de industrializados e atente-se sempre à hidratação. Com mais tempo em casa, é natural se movimentar menos e, portanto, sentir menos sede. Mas lembre-se: independentemente de o corpo pedir ou não, beber água com frequência é muito importante.

Procure o melhor auxílio mental

Uma pandemia nem de longe é um período fácil para qualquer pessoa; poucos indivíduos podem dizer que passaram ilesos pelo desafio. Por isso, é importante dar atenção à saúde mental, tão importante quanto a física, e procurar ajuda da maneira que melhor se encaixe nas suas necessidades. Adotar o hábito da meditação e realizar terapias, por exemplo, certamente pode ajudar bastante a lidar com a pandemia e, claro, manter a qualidade de vida depois que ela passar.

Cuide do seu sono

É consenso na ciência que um dia produtivo e mais saudável começa após uma boa noite de sono. Por isso, organize bem o horário para dormir e procure manter uma regularidade no processo, certamente isso facilitará a realização das tarefas quando o dia amanhecer e, claro, vai preservar funções cerebrais importantes para o dia a dia, como o raciocínio e a atenção. Lembre-se: dormir bem é o que você pode fazer de melhor para o dia que ainda virá.

*Fabiana Almeida é CEO da TechBalance, empresa que usa a tecnologia para cuidar da saúde das pessoas de forma mais eficaz.

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate
Conheça também os colunistas do Saúde Debate