O que você precisa saber sobre vasectomia

vasectomia
(Foto: pressfoto/Freepik)

Entre as reflexões e as expectativas para o ano que está começando, cuidar do corpo, melhorar a alimentação e decidir sobre ter ou não filhos estão entre elas. A vasectomia é uma cirurgia simples com a finalidade exclusiva de esterilização do homem, ou seja, impossibilita ele de ter filhos naturalmente. O urologista Guilherme Sjöman de Brum, que atende pelo Grupo São Pietro Saúde, comenta sobre a cirurgia.

Leia também – Anticoncepcional: entenda a diferença entre os métodos

Considerado um procedimento extremamente eficiente e seguro, a vasectomia pode ser realizada em homens com mais de 25 anos ou com dois filhos vivos. De acordo com Brum, “a cirurgia é considerada de pequeno porte, podendo ser realizada com anestesia local ou com sedação geral, conforme a avaliação médica e preferência do paciente. A recuperação costuma ser rápida e o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, podendo voltar às atividades alguns dias após a cirurgia”, comenta.

Além disso, a vasectomia não interfere na capacidade de ereção e o volume do líquido ejaculado continua igual. Também não influencia na potência sexual e apresenta menos complicações em relação à laqueadura de trompas na mulher. “Na cirurgia, o médico urologista corta um canal chamado ducto deferente. É este canal que leva o espermatozoide do testículo até as vesículas seminais, onde vai ser eliminado na ejaculação”, explica Brum.

Ainda de acordo com o médico, a reversão da vasectomia é possível, mas costuma ser uma cirurgia complexa e com resultados variados de sucesso. “Tudo depende do tempo transcorrido desde a vasectomia; o ideal é uma adequada avaliação pré-operatória e aconselhamento do urologista para minimizar os riscos de arrependimentos”, finaliza.

*Informações Assessoria de Imprensa