O “famoso” jet lag”: sugestões para não comprometer a sua viagem

Estamos todos ansiosos por voltar a fazer viagens de avião, ainda mais internacionais. Depois de tanto tempo, o que talvez tenhamos esquecido é que nessas viagens precisamos muitas vezes passar horas viajando confinados dentro de um espaço apertado do avião e enfrentar a diferença de fuso horário. Nosso corpo sofre uma fadiga com tudo isso, o chamado “Jet Lag“. Bora lá falar um pouco disso…

Jet lag é uma expressão em inglês que não possui uma tradução definida na língua portuguesa e é usada quando nosso relógio biológico fica desorientado pela alteração dos horários de comer e de dormir a que estamos acostumados e a sequência habitual do dia e da noite.

Para algumas pessoas, a diferença de fuso horário de duas ou três horas é suficiente para sentir o cansaço da viagem, mas isso varia de pessoa para pessoa. Talvez seja até por isso que este ano não teremos horário de verão… Mas isso é conversa para outro post (risos!). Em geral, acima de três horas o Jet Lag já é sentido.

Eu mesma tenho comigo uma regra que tem dado certo: Para cada hora de diferença de fuso, meu organismo precisa de cerca de um dia para se adaptar.

Aqui vai uma série de sugestões para não deixar o famoso Jet Lag comprometer a sua diversão:

  • Descanse antes do voo: Eu sei que é bem difícil. Geralmente antes de embarcarmos para um voo longo precisamos deixar tudo em dia, e é quando nós nos estressamos e debilitamos nosso organismo – e deveríamos fazer o contrário. Ter uma boa noite de sono antes da viagem é fundamental para o seu organismo, portanto, descanse!

  • Ajuste seu relógio: Assim que entrar no avião, atualize as horas de todos os seus relógios de acordo com o horário local da sua cidade destino.

  • Ajuste os horários das refeições: Fazer as refeições no horário local é o primeiro passo para se livrar do Jet Lag e se adequar ao fuso local. Durante o próprio voo é possível começar a adaptação, o que pode significar não aceitar a comida servida no avião. Caso a fome não permita a recusa, opte por alimentos leves.

  • Durma durante o voo: Use máscaras para os olhos e tampões para os ouvidos. E, claro, lembre-se sempre de colocar o cinto de segurança, para evitar ser acordado pela tripulação em caso de turbulência.

  • Caminhe durante o voo: Eu sei que acabei de aconselhar você a dormir no voo, mas quando acordar aproveite, levante e caminhe com certa regularidade ou, mesmo sentado, movimente a panturrilha e faça exercícios de rotação com os pés. As pernas e os pés podem inchar durante o voo, devido a pessoa ficar muito tempo sentada.

  • Mantenha-se hidratado: Os efeitos do Jet Lag podem se potencializar ainda mais quando nosso corpo não está hidratado, sendo assim, tenha a água como sua aliada. Carregue consigo uma garrafinha ou solicite aos comissários um copo da bebida ao longo do voo. Ingerir bebidas alcoólicas durante o voo pode aumentar o cansaço, causar dor de cabeça e desidratação, além de outros problemas maiores na hora da chegada. Outros tipos de bebidas, como cafeína e energéticos, também podem alterar o seu descanso durante a viagem.

  • Não durma assim que chegar: Na hora de comprar suas passagens aéreas, faça o possível para escolher uma opção para chegar de dia, preferencialmente durante a manhã. Assim, você consegue se adaptar mais fácil com o novo horário, além de poder aproveitar o dia para passear pelo destino.

Como você pode perceber nessas dicas, adequar o sono e a alimentação são as principais medidas a serem tomadas, para que o corpo e as férias fiquem em ordem.

* Ana Wanke é curitibana, engenheira e trabalhou por 20 anos no setor elétrico com projeto de Usinas Hidrelétricas. Em 2012 resolveu realizar um projeto que já vinha elaborando há muito tempo: dar oportunidade a mais pessoas de conectarem-se com a natureza, de maneira mais intensa e em roteiros personalizados. Trocou a carreira de engenheira pela carreira de guia e fundou a empresa Ana Wanke Turismo e Aventura. Especializou-se em caminhadas e no Caminho de Santiago, pelo qual recebeu a honraria de Dama da Ordem do Camino de Santiago em setembro de 2019.

Leia mais colunas de Ana Wanke clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.