Novo coronavírus: com dois casos confirmados, Brasil monitora 433 suspeitos

    O Ministério da Saúde apresentou um balanço atualizado sobre o novo coronavírus no Brasil. São dois casos confirmados do Covid-19, como se chama a infecção causada pelo novo coronavírus. Os dois casos são importados. Além disto, o país monitora 433 casos suspeitos.

    Confira aqui a entrevista coletiva concedida pelo Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira (02 de março) sobre a situação no país:

    <iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fminsaude%2Fvideos%2F1019008541811875%2F&show_text=1&width=560″ width=”560″ height=”407″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allow=”encrypted-media” allowFullScreen=”true”></iframe>

    Leia ainda – Novo coronavírus: pesquisadores de São Paulo fazem sequenciamento genético do vírus

    O segundo caso de Covid-19 foi confirmado no dia 29 de fevereiro. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo notificou o Ministério da Saúde. O paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira (27). Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença.

    O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável. “A orientação foi de isolamento domiciliar, uma vez que o quadro clínico é leve e estável. O hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas”, diz nota divulgada pelo ministério na noite de sábado (29).

    O primeiro caso de Covid-19 foi confirmado pelo Ministério da Saúde no dia 26 de fevereiro. O homem também procurou o serviço médico hospitalar em São Paulo.

    Leia também: O que é mito e verdade sobre o novo coronavírus?

    Leia também: Novo coronavírus: “mais casos vão surgir no país e isso já era esperado”, sinaliza médico infectologista Jaime Rocha

    Leia também: Novo coronavírus: o que você precisa saber