Novo coronavírus: Brasil tem 488 casos suspeitos sob investigação

    O Brasil tem 488 casos suspeitos do novo coronavírus, de acordo com dados apresentados nesta terça-feira (3 de março) pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, 240 casos foram descartados. Até o momento, o Brasil confirmou dois casos do novo coronavírus. Os pacientes moram em São Paulo e contraíram a doença durante visita recente à Itália.

    O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que novos países serão incluídos na lista de suspeitos de coronavírus, entre eles os Estados Unidos. A lista de 16 países subiu para 26. Acredita-se que, nos próximos dias, aumente muito o número de casos suspeitos no Brasil já que os Estados Unidos é um país bastante visitado por brasileiros.

    Leia também: O que é mito e verdade sobre o novo coronavírus?

    Leia também: Novo coronavírus: “mais casos vão surgir no país e isso já era esperado”, sinaliza médico infectologista Jaime Rocha

    Leia também: Novo coronavírus: o que você precisa saber

    Procura por atendimento

    O secretário explicou que não há necessidade das pessoas que apresentam tosse ou febre leve corram para as unidades de saúde. Ele recomenda que, se o cidadão apresenta alguns dos sintomas, pode ligar para o telefone 136 para tirar dúvidas. “Nós não precisamos impor as pessoas que procurem as unidades de saúde com sintomas leves. Vamos deixar para ir à unidade médica quem está com sintomas mais graves”.

    Gabbardo também explicou que, à medida que o vírus se espalha pelo mundo, será mudado o critério para dizer se o paciente é um caso suspeito de coronavírus. “Em breve será: tem sintomas e tem viagem internacional entra para lista de suspeito. Não será mais necessário fazer lista de países suspeitos”, salientou. E antecipou que chegará um momento em que será adotada a vigilância sentinela, que monitora a tendência de aumento da circulação do vírus na região.

    Exames do novo coronavírus

    Ministério de Saúde ampliou o número de laboratórios capazes de detectar o Covid-19. Além de São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina estão preparados para fazer exame que detecta o novo coronavírus. “Temos que ter resposta laboratorial condizentes a nova demanda”, afirmou Gabbardo.