Mudanças climáticas alteram incidência de vírus respiratórios e impactam a saúde

virus respiratório
(Foto: cookie_studio/Freepik)

As mudanças climáticas têm recebido especial atenção de cientistas e seus impactos vêm sendo cada vez mais sentidos não apenas na natureza, mas também na saúde humana. Segundo a diretora Médica da P&G, Lorena Antunes, alguns vírus que eram comuns apenas em determinados períodos do ano, como o inverno, têm se apresentado de formas mais prolongadas e fora das épocas esperadas.

Leia também – Pesquisa Global mostra que ansiedade e pressão financeira estão tirando o sono do brasileiro

“As temperaturas extremas afetam o meio ambiente e também interferem na saúde da população. Podemos ver maior incidência de gripes, resfriados e tosse, em decorrência de uma mistura de fatores como ar seco, calor extremo ou mudanças bruscas de temperatura. E cientistas têm notado que a sazonalidade de alguns vírus tem sido alterada pelas mudanças climáticas“, explica. Lorena afirma ainda: “Nesta época de fim de verão e chegada do outono, as temperaturas costumam ficar mais inconstantes em algumas regiões do Brasil. É muito importante observar os sinais do organismo para agir assim que os sintomas aparecerem. Em alguns casos é indicado o uso de medicamentos para alívio dos sintomas da gripe e do resfriado, como xaropes, pastilhas e até mesmo pomadas como Vick VapoRub, que têm ação descongestionante“.

Para quem apresentar sintomas respiratórios, a Diretora Médica da P&G recomenda que as pessoas procurem um médico em caso de falta de ar e/ou febre e mantenham a vacinação atualizada conforme orientação do Ministério da Saúde. Além disso, ela ressalta que é importante manter ingestão abundante de líquido, alimentação balanceada e sono de qualidade. Se os sintomas se prolongarem por muitos dias, é recomendável que as pessoas busquem orientação médica adequada.

*Informações Assessoria de Imprensa