Monitoramento do coronavírus no esgoto: redução nas últimas semanas

monitoramento do coronavírus no esgoto
(Foto: leksandarlittlewolf / Freepik)

Boletim de Acompanhamento nº 17/2022 da Rede Monitoramento COVID Esgotos, com dados das semanas epidemiológicas 26 a 29 (de 26 de junho a 23 de julho), informa que as seis capitais acompanhadas – Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro – registraram a redução da carga do novo coronavírus em seus esgotos nesse período. Apesar disso, as concentrações virais em pontos de monitoramento de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Fortaleza seguem elevadas.

No cenário de pandemia, o monitoramento dos esgotos realizado pela Rede segue sendo uma ferramenta para o acompanhamento dos efeitos das medidas de flexibilização para a circulação do novo coronavírus.

Leia também – Fiocruz analisa esgoto para mapear circulação do coronavírus

Belo Horizonte (MG) 

Em Belo Horizonte a Rede Monitoramento COVID Esgotos verificou uma tendência de redução das cargas virais, que caíram de 303,9 bilhões para 34,8 bilhões de cópias do novo coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes entre as semanas epidemiológicas 26 (de 26 de junho a 2 de julho) e 29 (de 17 a 23 de julho). Desde o início do monitoramento na capital mineira, em abril de 2020, a maior carga foi registrada na semana epidemiológica 3 deste ano (de 16 a 22 de janeiro): 662,1 bilhões de cópias do novo coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes.

Evolução da carga viral no esgoto de Belo Horizonte

Entre as semanas epidemiológicas 26 e 29, as concentrações do novo coronavírus em Belo Horizonte variaram entre moderadas (de 4 mil a 25 mil cópias do vírus por litro) e elevadas (acima de 25 mil cópias por litro), representadas respectivamente em laranja e vermelho nos mapas a seguir. Em todo esse período o ponto de monitoramento Interceptor Córrego Cardoso registrou concentrações virais elevadas.

Distribuição espacial das concentrações do novo coronavírus nas ETEs monitoradas em Belo Horizonte entre as semanas epidemiológicas 26 e 29 de 2022

Nos três pontos especiais de monitoramento da capital mineira, entre as semanas 26 e 29, o novo coronavírus foi detectado sobretudo com concentrações virais moderadas no asilo acompanhado, no Aeroporto Internacional de Confins e na Rodoviária de Belo Horizonte monitorada, conforme a tabela a seguir.

Concentração do novo coronavírus no esgoto dos pontos especiais de monitoramento em Belo Horizonte

Brasília (DF)

Entre as semanas epidemiológicas 26 (de 26 de junho a 2 de julho) e 29 (de 17 a 23 de julho), a carga do novo coronavírus nos esgotos das sete estações de tratamento de esgotos (ETEs) do Distrito Federal monitoradas apresentou uma redução sistemática. No período a carga viral caiu de 1,14 trilhão para 111,2 bilhões de cópias do novo coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes, ou seja, dez vezes menos. Entre as semanas 26 e 29, os novos casos de COVID-19 confirmados acompanharam a tendência das cargas virais no esgoto do DF.

Na semana epidemiológica 26, as concentrações virais foram predominantemente elevadas (acima de 25 mil cópias virais por litro das amostras) nas sete estações de tratamento de esgotos monitoradas, o que está representado em vermelho nos mapas a seguir. Até a semana 29 as concentrações foram diminuindo e passaram a ser principalmente moderadas (de 4 mil a 25 mil cópias por litro), indicadas em laranja abaixo. Enquanto as estações São Sebastião e Gama registraram concentrações elevadas em todo o período entre as semanas 26 e 29, as estações Brasília Sul, Brasília Norte, Planaltina, Riacho Fundo e Melchior tiveram a redução das concentrações virais.

Distribuição espacial das concentrações do novo coronavírus nas ETEs monitoradas no DF entre as semanas epidemiológicas 26 e 29 de 2022 

Curitiba (PR)

Em Curitiba, entre as semanas epidemiológicas 26 (de 26 de junho a 2 de julho) e 29 (de 17 a 23 de julho), foi registrada uma variação entre 405,8 bilhões de cópias do novo coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes (semana 26) e 139,6 bilhões de cópias por dia para cada 10 mil habitantes (semana 28). Essa carga subiu para 245,4 bilhões de cópias na semana epidemiológica 29 – patamar considerado elevado.

Entre as semanas epidemiológicas 26 e 29, Curitiba concentrações virais consideradas elevadas (acima de 25 mil cópias do vírus por litro das amostras) ou moderadas (de 4 mil a 25 mil cópias por litro), conforme destacado respectivamente em vermelho e laranja nos mapas a seguir.

Distribuição espacial das concentrações do novo coronavírus nas ETEs monitoradas em Curitiba entre as semanas epidemiológicas 26 e 29 de 2022 

Fortaleza (CE)

Entre as semanas epidemiológicas 26 (de 26 de junho a 2 de julho) e 29 (de 17 a 23 de julho), a Rede Monitoramento COVID Esgotos registrou uma redução da carga viral de 1,35 trilhão para 503,2 bilhões de cópias por dia para cada 10 mil habitantes. Esse patamar de carga viral observado na capital cearense ainda é considerado elevado.

Evolução da carga viral no esgoto de Fortaleza 

Entre as semanas 26 e 29, as concentrações virais em todos os pontos monitorados em Fortaleza foram elevadas (acima de 25 mil cópias do vírus por litro das amostras), conforme indicado em vermelho nos mapas a seguir.

Distribuição espacial das concentrações do novo coronavírus nos pontos monitorados em Fortaleza entre as semanas epidemiológicas 26 e 29 de 2022 

Recife (PE)

Em Recife, entre as semanas epidemiológicas 26 (de 26 de junho a 2 de julho) e 29 (de 17 a 23 de julho), a Rede Monitoramento COVID Esgotos registrou uma redução da carga viral de 7,5 bilhões para 3 bilhões de cópias do novo coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes. Tais cargas observadas na capital pernambucana são consideradas baixas.

Evolução da carga viral no esgoto de Recife

Em termos de concentrações virais, o novo coronavírus foi detectado em concentrações baixas (de 1 a 4 mil cópias virais por litro das amostras) ou não foi detectado nos pontos monitorados em Recife entre as semanas epidemiológicas 26 e 29, o que está destacado respectivamente nos pontos em amarelo e verde a seguir.

Distribuição espacial das concentrações do novo coronavírus nas ETEs monitoradas em Recife entre as semanas epidemiológicas 26 e 29 de 2022

Rio de Janeiro (RJ)

Nas semanas epidemiológicas 26 (de 26 de junho a 2 de julho) e 29 (de 17 a 23 de julho), a Rede Monitoramento COVID Esgotos observou a permanência de baixas cargas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) nos esgotos do município do Rio de Janeiro. Nesse período a maior carga foi de 1,6 bilhão de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes, registrada na semana 27 (de 3 a 9 de julho). Já nas semanas 26 e 29 o vírus não foi detectado.

Evolução da carga viral no esgoto do Rio de Janeiro

Nos pontos monitorados na capital fluminense, entre as semanas 27 e 29, houve dois tipos de situação: ou o vírus não foi detectado ou teve baixas concentrações (entre 1 e 4 mil cópias por litro das amostras), o que está respectivamente indicado em verde e amarelo nos mapas a seguir. No caso da semana epidemiológica 29, nenhum ponto registrou a presença de concentrações do novo coronavírus.

Distribuição espacial das concentrações do novo coronavírus nos pontos monitorados no Rio de Janeiro entre as semanas epidemiológicas 27 e 29 de 2022 

* Informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Acompanhe também – Covid-19 acelerou a participação na corrida da pesquisa clínica mundial