Ministério da Saúde reforça vacinação de gestantes, mas apenas com dois imunuzantes

    O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (8 de julho), que as grávidas e puérperas maiores de 18 anos, incluindo aquelas sem comorbidades, podem ser vacinadas normalmente contra Covid-19. Nos últimos meses, houve discussões sobre a imunização desse grupo.

    “Depois de um debate amplo com pesquisadores em vacinação e ao analisar os dados epidemiológicos da pandemia, houve o entendimento de voltar a vacinar as gestantes sem comorbidades. Não há porquê suspender a vacinação, até porque gestantes que ainda não sabem que estão grávidas recebem a vacina e têm uma evolução satisfatória”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

    A medida uniformiza a orientação para todo o país. Estados como o Paraná já haviam sinalizado o retorno da vacinação para as gestantes sem comorbidades.

    Leia também – Gestantes sem comorbidades voltam a se vacinar contra Covid-19 no Paraná

    Leia também – Gestantes que tomaram dose da vacina da AstraZeneca podem tomar a segunda após o fim do puerpério

    O ministro informou que as gestantes que já receberam a primeira dose da AstraZeneca devem completar a imunização com a mesma vacina após o puerpério de 45 dias. Ele também falou sobre a importância de todos os estados e municípios do país seguirem a recomendação do Ministério.

    As grávidas e lactantes até 45 dias após o parto serão vacinadas com imunizantes que não contenham vetor viral. Esse é o caso das vacinas Covid-19 da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e do imunizante da farmacêutica da Pfizer, disponível desde abril no Brasil. Será necessário apresentar uma prescrição médica para que a imunização seja realizada.

    O Brasil já vacinou mais de 313 mil grávidas. Dessas 48 mil foram imunizadas com a AstraZeneca, 201 mil com a Pfizer e 63 mil com a Butantan.

    * Com informações do Ministério da Saúde

    Leia também – Mortalidade de gestantes por Covid-19 é maior do que demais pacientes

    Leia também – Qual a importância da vacinação em massa?