Mais dois laboratórios brasileiros poderão diagnosticar o novo coronavírus

schedule
2020-02-03 | 18:28h
update
2022-03-29 | 17:38h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

A partir desta semana, os laboratórios dos institutos Adolfo Lutz, em São Paulo, e Evandro Chagas, no Pará, passarão a fazer exames de detecção do coronavírus. Até então, as análises laboratoriais no Brasil estavam todas concentradas na Fundação Osvaldo Cruz, na capital paulista. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

Para a proteção dos profissionais de saúde da rede pública, o governo promete lançar licitação para aquisição emergencial de equipamentos de proteção individual. O quantitativo de materiais a serem adquiridos ainda está sendo definido. Entre os itens estão máscaras cirúrgicas, gorro, protetor facial e luvas. 

Outra ação do governo em meio a disseminação do vírus internacionalmente foi reativar o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública, que já atuou em outras emergências de saúde pública, como a da influenza. Coordenado pelo Ministério da Saúde, o grupo reúne representantes de órgãos como Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento, Gabinete de Segurança Institucional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Publicidade

Novo coronavírus e os estados

Nesta quinta-feira (6) está prevista uma reunião, em Brasília, do ministro da Saúde com os secretários estaduais de Saúde de todo o país, com o objetivo de discutir ações para prevenção e monitoramento da doença no Brasil.

Histórico do vírus

Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.

A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da OMS na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de WuhanAMP. No dia 11 de janeiro foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O espaço foi fechado pelo governo chinês. Até o dia 3 de fevereiro, foram confirmadas 360 mortesAMP.

O Brasil deu início nesta segunda-feira (3 de fevereiro) ao trâmite para trazer brasileiros que estão isolados em Wuhan. Para isto, vai alterar o nível de alerta para emergência em saúde públicaAMP.

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
05.11.2024 - 07:17:34
Uso de dados e cookies: