Live Saúde Debate aborda ESG na Saúde

Live Saúde Debate - ESG na saúde

A próxima Live Saúde Debate tem como tema ESG na Saúde. Mais do que três letras que estão na moda, o foco em sustentabilidade vai pautar ações de todas as empresas, incluindo as da área da saúde.

Por isso, o Saúde Debate convidou o consultor empresarial e doutor em Sustentabilidade e Empreendedorismo Alexandre Hashimoto, autor do livro Gestão de Sustentabilidade em Organizações de Saúde, publicação inédita sobre o tema no Brasil.

A transmissão sobre ESG na Saúde acontece pelo Instagram do Saúde Debate, no dia 28 de junho, às 9h. As perguntas podem ser direcionadas para o pauta@saudedebate.com.br ou na própria rede social. 

Na obra, Hashimoto fundamenta a questão ao trazer um estudo de caso da implantação do primeiro setor focado em estratégias ESG (em inglês Environmental, Social and Governance) em um hospital público no país, o Hospital Municipal de Cubatão (SP), antes mesmo de a sigla “virar moda”.

O autor evidencia as ações realizadas na instituição em um período de dois anos, que resultaram na redução do custo operacional, minimização do impacto ambiental e melhoria na qualidade e resolutividade do atendimento. Com isso, Alexandre aponta o incremento na gestão, pública ou privada, um caminho essencial para que as instituições se mantenham em pleno funcionamento e construam sua longevidade, por décadas ou mais.

Dividido em três capítulos principais – Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social –, o especialista apresenta diretrizes para a implantação da estratégia ESG em instituições de saúde, públicas ou privadas, ao descrever como conceitos de consumo consciente, governança corporativa, construção sustentável e eficiência energética podem ser aplicados na prática, e os resultados esperados para o alcance de cada objetivo. No final, essas ações serão capazes de ampliar a eficiência e competitividade das organizações.

Acompanhe sobre ESG na Saúde:

ANS adota Política Integrada de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG)

A revolução ESG

ESG, estratégias e tendências no mercado de healthcare