
Segundo o levantamento recente da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 27,9% da população brasileira é hipertensa. O paciente portador da doença possui níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que ocorre quando os valores são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg.
Leia também – Hipertensão: condição silenciosa é responsável por mais de 10 milhões de mortes por ano no mundo
Assim como outras doenças, o controle é fundamental para o combate à hipertensão e a manutenção do bem-estar e qualidade de vida do paciente. Atualmente o mercado de saúde oferece diferentes tecnologias que auxiliam no monitoramento da pressão arterial.
“O controle é fundamental em qualquer situação de saúde. Ele ajuda a manter o indivíduo em um nível confortável, com qualidade de vida e bem-estar. Por isso, trabalhamos para que pacientes de doenças, como a hipertensão, consiga manter este estilo de vida”, diz José Marcos Szuster, CEO da MedLevensohn.
A companhia é uma das marcas do mercado de saúde que oferecem um portfólio completo para o controle da hipertensão. Entre os produtos, estão o Monitor A200 (AFIB) Microfile, que auxilia na prevenção de casos de fibrilação arterial, condição que deve ser rastreada por ser uma das causas do Acidente Vascular Cerebral. “O AVC é uma das principais causas de internação hospitalar e a maior causa de incapacidade em adultos no Brasil, contribuindo para 10% dos óbitos e 40% das aposentadorias precoces. Portanto, é imprescindível para o paciente hipertenso o controle da fibrilação arterial, para evitar complicações mais severas”, relata Anna Luiza Szuster, Gerente regulatório e Negócios Internacionais da MedLevensohn.
Outros destaques do portfólio são o MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial) Microlife Watch BP home A com AFIB, tecnologia exclusiva para identificação da Fibrilação atrial, uma das principais causa do AVC isquêmico, com 90% de acurácia, e o Microlife MAPA Watch 03 AFIB, com tecnologia AFIB, que possibilita o indicativo da fribilação arterial durante todo o monitoramento. Ambos estão conectados ao MedSis, sistema de diagnóstico da MedLevensohn, que possibilita a customização dos exames e laudos a distância.
Para facilitar ainda mais o monitoramento da pressão, a companhia disponibiliza o Monitor de Pressão Arterial Digital de Pulso, desenvolvido para garantir segurança e agilidade aos pacientes no dia a dia. Com o índice de aferição classificado pela OMS, o aparelho se torna um item indispensável para os pacientes que precisam aferir sua pressão arterial com precisão e facilidade. Desenvolvido com a tecnologia de detecção IHB, é capaz de detectar irregularidades no batimento cardíaco do paciente durante a aferição, além de armazenar o histórico das últimas 90 aferições.
Antes de aferir a pressão, é importante que o paciente siga algumas orientações, como não praticar exercícios físicos uma hora e meia antes, não consumir café nos últimos 30 minutos e estar com a bexiga vazia. A posição durante o procedimento é muito importante para que o resultado seja assertivo. Recomenda-se ficar com as costas apoiadas, pernas descruzadas e os pés encostados no chão. O braço em que o aparelho será colocado precisa estar na altura do coração e a palma da mão virada para cima. O manguito, aparelho de medição, precisa ficar entre dois e três centímetros acima da dobra do braço. No momento da aferição, é importante estar em um ambiente calmo e não fazer movimento bruscos.
*Informações Assessoria de Imprensa