Incentivo ao aleitamento na campanha do Agosto Dourado

agosto dourado
(Foto: Ilustração/Pixabay)

Preocupado com a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo é que o World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) promove a Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada na primeira quinzena de agosto Dourado.

“Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” é o tema deste ano e está relacionado à Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Os pilares da campanha têm como objetivo informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; se articular com indivíduos e organizações para maior impacto e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

Leia também – Hospital promove ações de incentivo ao aleitamento materno

Aqui no Brasil, o assunto também é comemorado durante todo o mês, que é chamado de agosto Dourado. Instituída no Brasil por meio da Lei 13.435, a data simboliza a importância do aleitamento materno para os bebês e a cor dourada foi escolhida em alusão ao leite materno: um alimento padrão ouro para a saúde dos bebês.

O leite materno, mesmo em crianças com condições complexas, pode e deve ser introduzido na dieta do bebê, pois possui o equilíbrio perfeito entre macro e micronutrientes, protegendo contra infecções e prevenindo alergias e doenças crônicas no futuro. Por esse motivo, o Sabará Hospital Infantil, que tem um atendimento 100% pediátrico, oferece uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas que tem como meta informar sobre o tema, ajudar as mães no momento ordenha, e principalmente, incentivar a amamentação de acordo com as necessidades de cada bebê. “Nós acompanhamos mães e bebês para ajustarmos a melhor dinâmica de acordo com as condições clínicas, diagnóstico e prognóstico, padrão de sucção e de deglutição para de definir o melhor plano de tratamento para cada criança, explica a Coordenadora de Fonoaudiologia do Sabará Hospital Infantil, Denise Lopes Madureira.

De acordo com números levantados pela equipe de fonoaudiologia do Sabará, dos cerca de 70 pacientes atendidos na faixa etária de zero a seis meses, de janeiro a julho de 2022, 42 tiveram alta recebendo o seio materno. já na faixa etária de zero a três meses, dos 48 pacientes atendidos, 36 voltaram para casa sendo amamentados em seio materno “a internação destes pacientes teve causas diversas acometendo prioritariamente o trato gastrointestinal e/ou respiratório”, explica a fonoaudióloga Denise Madureira

A fonoaudióloga conta que alguns aspectos devem ser observados para garantir uma amamentação eficaz. “o   freio encurtado da língua, presença de hipotonia (comum em crianças com Síndrome de Down), incoordenação dos movimentos de língua, diminuição da abertura de boca, são algumas das circunstâncias que podem atrapalhar a eficácia da mamada. por isso temos que avaliar criteriosamente para oferecer o melhor tratamento para cada situação, afirma a fonoaudióloga.

“Nossa equipe criou uma rede de apoio que orienta as mães sempre priorizando a amamentação, acompanhando diariamente e oferecendo opções para facilitar e garantir a eficiência, a segurança e o prazer da dupla mãe e bebê em um momento único e fundamental, afirma Denise. “É importante reforçar que bebês amamentados em “livre demanda”, não passam fome, destaca a supervisora da equipe de nutrição do Sabará Hospital Infantil, Fernanda Rabelo.

A equipe de nutricionistas tem um trabalho de reforçar junto as mães, que nenhum leite materno é fraco. A composição varia em função da faixa etária do bebê sendo dividido em três fases:

  • Primeira: colostro possui maior concentração de proteínas e anticorpos, sendo considerado “a primeira vacina do recém-nascido”;
  • Segunda: o leite de transição normalmente até o 15º dia, este leite é rico em gordura e lactose.
  • Terceira: o leite maduro, este possui um equilíbrio perfeito entre macro e micronutrientes, que é a nutrição ideal para alimentação exclusiva do bebê até o 6º mês de vida.

“Uma dica importante é que nas consultas de rotina deve ser aferido peso e estatura para acompanhar o desenvolvimento do bebê”, explica Fernanda Rabelo.

Fernanda explica que o objetivo é proporcionar uma rede de apoio para incentivar o aleitamento materno durante o período intra-hospitalar. “A equipe de nutrição atua junto as mamães prestando as orientações necessárias para garantir o cumprimento do plano assistencial definido para o bebê e realizando as adequações nutricionais na dieta da mãe a fim de garantir as necessidades calóricas e macro nutrientes para este período de vida tão importante para o bebê”, afirma a nutricionista.

*Informações Assessoria de Imprensa