Hospital Santa Cruz/Rede D’Or de Curitiba realizará evento gratuito para pacientes com doenças inflamatórias intestinais (DII)

Doenças Inflamatórias Intestinais
(Foto: Divulgação)

No Paraná, há uma alta incidência de pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), sendo notificados até 120 casos a cada 100 mil habitantes, segundo o artigo científico de Luz Moreira et al, 2022 (REF). Em alusão a campanha nacional Maio Roxo, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o assunto, o Hospital Santa Cruz realizará no 13/05, a partir das 9 horas, um evento gratuito e aberto à população, principalmente para pacientes e familiares. Médicos especialistas e a equipe multidisciplinar do GastroD’Or, programa desenvolvido pelo hospital que oferece atendimento humanizado aos pacientes, estarão presentes para falar sobre causas, sintomas, tratamentos e a importância do controle adequado das DII.

Leia também – Doenças inflamatórias intestinais e a busca pelo diagnóstico precoce

Durante o encontro, os participantes poderão tirar dúvidas e compartilhar suas experiências com outras pessoas que enfrentam as mesmas condições. “O objetivo é oferecer um espaço de acolhimento e informação para que os pacientes possam lidar melhor com a doença e buscar o tratamento adequado. Sabemos que as DII podem ser um desafio, mas com o suporte médico e o engajamento do paciente, é possível ter uma vida plena e saudável”, afirma a gastroenterologista especialista em doenças inflamatórias intestinais e coordenadora do programa GastroD’Or Curitiba, Natália Sousa Freitas Queiroz.

As doenças inflamatórias intestinais são crônicas e afetam o trato gastrointestinal, causando inflamação e danos aos tecidos intestinais. Milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pelas DII, cujas duas formas mais comuns são a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU). Ambas são de etiologia multifatorial e caracterizadas por períodos de remissão e atividade. Os sintomas das DII podem comprometer significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Isso porque, além dos sintomas físicos, quem sofre com algum DII enfrenta desconforto abdominal, diarreia e fadiga, que podem limitar as atividades diárias e até mesmo prejudicar a vida profissional e social. O preconceito e falta de compreensão por parte da sociedade em relação às doenças inflamatórias intestinais contribuem para o aumento do constrangimento dos pacientes, o que pode ocasionar isolamento social. “É importante ressaltar que essas doenças têm tratamento e que um controle adequado pode prevenir complicações graves. Além de que a conscientização da população é fundamental para que os pacientes com DII tenham acesso a um tratamento adequado e um suporte emocional, para que possam viver com qualidade de vida e sem limitações”, acrescenta a especialista.

Evento do HSC sobre “A importância do controle adequado das DII (adesão a consultas e exames)”

Quando? Sábado, 13 de maio de 2023.

Que horas? Das 9h às 11h.

Onde? Auditório do Hospital Santa Cruz, em Curitiba (Av. do Batel, 1889 – Batel).

Para participar, faça sua inscrição pelos telefones (41) 3312-3991 ou (41) 99154-1310.