Hospital Mackenzie abre grupo gratuito para ajudar a parar de fumar

parar de fumar
(Foto: wirestock/Freepik)

Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida e erradicar os males causados pelo uso de cigarro, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) abriu mais um grupo do programa para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar.

Leia também – Pequeno Príncipe contribui com consulta pública sobre Pronon e Pronas

O grupo de apoio para tabagistas que querem abandonar o vício teve sua primeira reunião na última sexta-feira, 05 de abril, para oferecer a oportunidade de um tratamento humanizado e gratuito, que utiliza medicação e acompanhamento psicológico. O programa é aberto a toda comunidade.

Para participar, basta entrar em contato pelos seguintes números: (41) 3240-5230 ou (41) 99914-4610, das 9h às 17h. Ao fazer o pré-cadastro, serão informados os detalhes para participação no programa, que terá reuniões ainda nos dias 12, 19 e 26 de abril.

O Grupo de Trabalho Contra o Tabagismo do Hospital Mackenzie é formado por equipe multiprofissional incluindo médico, assistente social, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. Seu objetivo principal é dar todo o suporte para fumantes a superarem o vício, um hábito que envolve tanto questões fisiológicas quanto comportamentais.

Estratégias

São três os tipos existentes de dependência do cigarro: física, psicológica e comportamental. Sendo assim, o grupo trabalhará o entendimento da relação de cada um dos participantes e as melhores estratégias para combatê-las.

“Além do uso dos medicamentos, para bons resultados é importante a participação nas reuniões, pois trabalhamos as questões psicológicas e comportamentais. Há casos nos quais a nicotina já saiu do organismo, contudo a pessoa ainda apresenta dependência comportamental”, explica a médica Elaine de Freitas, responsável pelo programa.

É a nicotina que causa a dependência, todavia o fumante tem contato com cerca de sete mil substâncias que causam mal ao organismo e podem levar a quadros de infarto, acidente vascular cerebral e câncer.

Segundo Elaine, 20 minutos depois que a pessoa fumou o último cigarro, a frequência cardíaca tende a normalizar. Após 12 horas sem fumar, o monóxido de carbono já volta aos níveis normais.

“Se a pessoa ficar sem fumar de duas a nove semanas, a circulação e a função pulmonar tendem a melhorar. Nove meses sem fumar, a pessoa não sente mais falta de ar e tem menos tosse, e entre cinco e 15 anos sem cigarros, o risco de um AVC é igual ao de uma pessoa que nunca fumou”, esclarece a médica.

*Informações Assessoria de Imprensa