Hospital Erasto Gaertner inaugura primeira unidade de cuidados paliativos do sul do Brasil com atendimento SUS

schedule
2020-01-24 | 22:16h
update
2020-01-24 | 22:16h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

O Hospital Erasto Gaertner (HEG), de Curitiba (PR), inaugurou no dia 24 de janeiro a primeira unidade de cuidados paliativos do sul do Brasil com atendimento SUS, o Hospice Erasto Gaertner. O hospital é referência no Brasil no tratamento de pacientes com câncer.

O termo “hospice”, do latim “Asylum”, e sem tradução para a Língua Portuguesa, pode ser utilizado para descrever um conceito de trabalho que busca proporcionar cuidados de saúde ativos e integrais à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida (sem possibilidade terapêutica curativa).

Publicidade

O principal objetivo do Hospice Erasto Gaertner é promover a qualidade de vida do paciente e de seus familiares através da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação cuidadosa e minuciosa e do tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

De acordo com o superintendente do HEG, Adriano Lago, o Hospice Erasto Gaertner é uma grande inovação no tratamento desses pacientes. “Com essa inovação, nós esperamos melhorar nossos atendimentos de pacientes fora das possibilidades terapêuticas, trazendo mais conforto, mais humanização, não só para o paciente, mas também para toda a família e acompanhantes do paciente”, afirmou.

Com investimento superando a casa de R$ 4 milhões, a partir de um termo de cooperação entre a montadora Volkswagen do Brasil e a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), por meio do Governo do Estado do Paraná, o espaço irá possibilitar duplicar a quantidade média anual dos atendimentos e principais procedimentos médicos do serviço de cuidados paliativos, existente no HEG desde 1994.

A estrutura do local conta com pronto atendimento, ambulatório e 26 leitos humanizados, com proposta de decoração mais semelhante a de uma casa do que de um hospital e acomodações para acompanhante, além de espaços de convivência, o que proporcionará maior conforto e apoio emocional a todos, mas principalmente qualidade de vida.

A unidade acomodará prioritariamente pacientes já em tratamento via SUS no Hospital Erasto Gaertner, mas também oferecerá atendimentos privados através de parcerias com operadoras de plano de saúde.

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
14.04.2024 - 17:25:09
Uso de dados e cookies: