O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciaram, nesta terça-feira (3), a destinação de R$ 78 milhões para 33 instituições filantrópicas. Ao todo foram destinados valores para 41 convênios que contemplam 33 instituições em 29 municípios, incluindo a capital e cidades de todas as macrorregiões paranaenses.
Com os investimentos, a capacidade de atendimento será incrementada, possibilitando a ampliação de serviços e ofertando melhor estrutura na cobertura hospitalar. O secretário de Saúde, Beto Preto, evidenciou a qualificação e ampliação de serviços. “Os hospitais são parceiros do Estado e representam 75% dos atendimentos da média e da alta complexidades no Paraná, por isso é justo e gratificante poder fazer um evento como este. Queremos até o fim do nosso mandato investir R$ 300 milhões”, adiantou o secretário.
Os valores destinados às instituições representam o maior pacote de recursos unificados para os atendimentos realizados via SUS nos hospitais filantrópicos. Entre as entidades atendidas nesta etapa há hospitais em que fazem a cobertura de até 90% pelo sistema público.
“Apoiamos o projeto de regionalização da saúde desenhado pelo governo. E a regionalização precisa respeitar a vocação. E os hospitais filantrópicos são vocacionados para isso, para o atendimento das pessoas nas diferentes localidades. O Paraná tem um atendimento de excelência na saúde, se comparamos com outros estados. Por isso, agradecemos o empenho e a dedicação em aportar estes importantes recursos nas instituições, que vão atender a população”, disse o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdias e Hospitais Beneficentes do Estado (Femipa), Flaviano Feu Ventorim.
Instituições
As 33 instituições filantrópicas que tiveram verbas destinadas estão distribuídos em 29 municípios e fazem parte de 41 convênios. São 26 convênios de recurso para equipamentos e 15 para obras de ampliação e reformas.