Hipertensão e a importância da prevenção de doenças cardiovasculares

doenças cardiovasculares
(Foto: Freepik)

A hipertensão arterial é considerada uma enfermidade silenciosa, pois com o passar dos anos, se não tratada, pode causar danos irreparáveis à saúde e ao bem-estar físico sendo um dos grandes causadores de morte por infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

A condição clínica se dá quando o nível de pressão arterial mínima apresenta uma elevação constante acabando por comprometer o coração e o sistema circulatório. E, de acordo com a Associação Brasileira de Patologia (SBP), aproximadamente 30% da população do país sofrem com a doença.

Causas, sintomas e diagnóstico

A predisposição genética aliada ao estilo de vida, sedentarismo e condições constantes de stress, ansiedade e alimentação rica em sódio, obesidade, fumo e os altos índices de colesterol contribuem para a hipertensão arterial.Os sintomas costumam aparecer quando a pressão sobe muito e o paciente pode sentir dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada ou sangramento nasal.

Aferir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem aferi-la ao menos uma vez por ano, mas em casos de familiares hipertensos é orientado a fazer a medição no mínimo duas vezes ao ano, além da realização de exames de rotina que ajudam na avaliação do estado atual de saúde, são capazes de detectar doenças e aumentar as chances de uma melhor evolução no tratamento.

A importância de colocar os exames de rotina em dia

Não é de hoje que os check-ups de saúde não são um hábito comum na população. Pesquisas anteriores já mostravam um cenário em que 35% dos brasileiros nunca haviam feito exames preventivos, seja por conta das grandes filas do SUS ou pela dificuldade com os altos preços praticados no mercado.

Esse quadro traz desafios, e muitas empresas tentam mostrar a importância dessa verificação de rotina, além de evidenciar que os check-ups geralmente são rápidos e simples. “A prevenção é uma das ferramentas mais poderosas para cuidarmos da saúde. Detectar um problema no início traz vantagens para os tratamentos, resultados e, muitas vezes, também para o bolso, pois pode evitar procedimentos mais complexos. E, claro, os check-ups trazem o mais importante, que é a certeza de que a saúde está em ordem.”, afirma Vitor Moura, CEO da plataforma de saúde VidaClass Saúde.

*Informações Assessoria de Imprensa