Frio alavanca busca por medicamentos antigripais e antibióticos no Brasil

antigripais
(Foto: Ilustração/Pixabay)

As temperaturas já indicam queda há um tempo, e com isso, a busca por medicamentos utilizados no tratamento de gripes, resfriados e outras complicações respiratórias vêm aumentando. Quem diz isso é a plataforma Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do país, que tem uma média de 1 milhão de visitantes por dia no site. Entre os dados encontrados, a plataforma mostrou que a busca por antigripais registrou um aumento em torno de 45% nos últimos 3 meses se comparados ao primeiro trimestre do ano.

Leia também – Frio não deve ser desculpa para abandonar exercícios físicos

“Este ano está sendo o primeiro que enfrentamos o inverno sem o uso obrigatório de máscara desde a pandemia. Isso significa que os vírus vão sim circular mais facilmente e, apesar de o frio não ter uma relação direta com doenças respiratórias, os comportamentos das pessoas no inverno contribuem para o aumento de casos”, explica Rafaela Sarturi Sitiniki, farmacêutica responsável pela plataforma Consulta Remédios.

Além dos antigripais, soros nasais tiveram um crescimento de 25% e antibióticos utilizados em sintomas respiratórios, como a amoxicilina, por exemplo, também registraram 25% a mais de buscas. “No ano passado tivemos uma escassez de medicamentos, sobretudo de antibióticos. Este ano a procura com certeza será grande novamente, considerando que as temperaturas mais baixas estão começando somente agora”, diz Rafaela.

Dados regionalizados

Quando se fala em frio, o Brasil possui diferentes comportamentos. E durante esse período de chegada do outono e inverno, as buscas por estado também se diferem. Para se ter ideia, o estado do Paraná, um dos mais frios do país, registrou um crescimento de 64% em medicamentos antigripais e descongestionantes e totalizaram mais de 71 mil visitas nas categorias de medicamentos para tratamentos de sintomas respiratórios.

Já o estado de São Paulo, a maior praça do país, registrou um crescimento de 63% nos antigripais, e medicamentos da categoria descongestionantes chegaram a ter 57% a mais de procura na plataforma. “Em São Paulo a plataforma também registrou um crescimento de 33% nas buscas por antibióticos nos últimos três meses. A previsão é que esse dados cresçam ainda mais com a chegada do inverno”, ressaltou a farmacêutica.

O estado do Rio de Janeiro, mesmo não registrando temperaturas tão baixas, também apresentou aumento nas buscas por esses medicamentos. “Os antigripais tiveram um aumento de 58% no estado do Rio de Janeiro e os descongestionantes de 69%, um aumento bem significativo para um estado que não é tão frio, o que mostra que a falta de uso de máscaras vem contribuindo para os casos de síndromes respiratórias como um todo”, finalizou Rafaela.

*Informações Assessoria de Imprensa