Fiocruz confirma nova variante do coronavírus no Amazonas

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia confirmou uma nova variante do novo coronavírus no estado do Amazonas. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (12 de janeiro). É a mesma variante identificada no Japão. O caso foi revelado após viajantes que passaram pelo estado chegarem ao país asiático. O Amazonas vive uma nova explosão de casos.

    A nota técnica emitida pela Fiocruz Amazônia traz que amostras detectadas em japoneses que estiveram na região apresentaram vírus que podem ter evoluído de uma linhagem viral que circula no Amazonas desde abril do ano passado e podem ser representantes de um vírus potencialmente de uma linhagem emergente no Brasil.

    Leia também – Investigação da nova variante do coronavírus no Brasil

    Segundo o pesquisador e vice-diretor da fundação, Felipe Naveca, a variante detectada envolve uma série de mutações. O número de alterações presentes nas amostras dos viajantes foi incomum, além daquelas verificadas na proteína Spike e que já haviam sido encontradas em linhagens do Reino Unido e da África do Sul.

    Naveca afirma que as mutações apareceram entre novembro e o final de dezembro do ano passado, mas ainda não é possível afirmar precisamente quando a nova variante surgiu, se ela está circulando em grande quantidade ou até mesmo se tem um maior potencial de transmissão.

    Estudos estão sendo realizados no Amazonas, com amostras de outros pacientes, para verificar se há presença desta nova variante do novo coronavírus.

    * Com informações do portal G1

    Leia também – Instituto detecta paciente na Bahia com reinfecção com variante do coronavírus

    Leia também – Butantan: CoronaVac atingiu eficácia global de 50,38% no estudo brasileiro