Apenas 55% da população brasileira se sente à vontade para falar sobre menopausa com amigos. A afirmação é da pesquisa ‘Global Views On Menopause’, feita pela Ipsos. Apesar de modesto, o índice brasileiro está acima da média global, que é de 53%. Grã-Bretanha e Índia, ambos com 65%, lideram a pesquisa. Já na Hungria, apenas 22% dos entrevistados informaram que se sentem à vontade para tratar sobre o tema.
Leia também – 5 dicas para prevenir a osteoporose na menopausaAMP
“Ao separarmos os respondentes por gênero, vemos que os homens ainda encaram a pauta com mais desconforto. Enquanto 69% das mulheres brasileiras se sentem confortáveis em falar sobre o tema, apenas 40% dos homens responderam que, sim, não têm desconforto em discutir o assunto” comenta Priscilla Branco, gerente sênior da área de pesquisas de Opinião Pública da Ipsos.
O resultado da pesquisa mostra que o assunto ainda é um tabu entre a população brasileira, já que a menopausa foi o tema menos votado entre onze opções colocadas à disposição dos entrevistados.
O questionamento foi: Quão confortável, se for o caso, você se sente conversando com amigos sobre os seguintes tópicos? O primeiro colocado do ranking, para os brasileiros, é a idade, com 85%.
Saúde física (79%), etnia (77%), aparência (72%), sexualidade (68%), saúde mental (67%), câncer (59%), situação financeira (56%), política (56%) são os tópicos seguintes.
*Informações Assessoria de Imprensa