Entenda mais sobre os cuidados bucais necessários durante e após a gravidez

bucal gravidez
(Foto: Adobe Stock/Freepik)

Quando uma mulher descobre que está grávida, ela rapidamente marca todas as consultas médicas necessárias para manter a sua saúde e a do bebê controladas. No entanto, grande parte das gestantes não sabem, mas as alterações hormonais e metabólicas da fase também interferem diretamente na saúde bucal, tornando indispensáveis as visitas ao dentista.

Leia também – 5 dicas para manter a energia após o almoço

De acordo com Letícia Rigo, consultora da GUM®️, marca especialista em produtos inovadores para cuidados bucais, a gestação também demanda uma série de cuidados com a saúde por parte das futuras mães. “durante a gestação, as mulheres têm a sua produção hormonal alterada, podendo influenciar em algumas situações relacionadas à boca, produção de saliva e a reação do corpo a alguns tipos de bactérias. Por isso, a visita ao dentista é essencial e deve ser incluída na rotina de cuidados da gestante”.

A especialista revela que um dos principais problemas que podem surgir durante a gravidez é a gengivite gravídica. “O desconforto na região devido à alteração hormonal, aliada à falta de higiene bucal adequada, pode acarretar no acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, um quadro de inflamação. Caso essa inflamação evolua, a gengivite ou periodontite, podem afetar diretamente o bebê”, alerta.

Durante a gravidez, a diminuição na produção de saliva – condição comum para o período – também contribui para o surgimento de algumas doenças. “As alterações hormonais podem desequilibrar o organismo, reduzindo ou aumentando a produção de saliva. Por isso, é comum sentir a boca mais seca que o normal, resultando na maior necessidade de ingestão de água”, indica.

Para finalizar, Letícia ressalta que o pré-natal odontológico é um cuidado complementar ao acompanhamento do obstetra. “As consultas devem acontecer com frequência desde o primeiro trimestre gestacional, garantindo que o período gravídico seja o mais confortável possível desde as primeiras semanas”, conclui.

*Informações Assessoria de Imprensa