Emergências em Saúde Pública: Brasil integra pesquisa internacional sobre comitês de ética

    A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, participa de um dos maiores estudos para avaliar as práticas de comitês de ética realizado em todo o mundo. Elaborado pelo Preparedness Planning for Clinical Research During Public Health Emergencies (Planejamento de Preparação para Pesquisa Clínica Durante Emergências de Saúde Pública – PREP, em inglês), com sede na Bélgica, o projeto Pesquisa Internacional Sobre Comitês de Ética em Pesquisa: Mudanças e Práticas Surgidas durante Emergências em Saúde Pública tem o objetivo de coletar informações e procedimentos de comitês de ética em todo o mundo para auxiliar no combate ao novo coronavírus. A pesquisa tem o apoio financeiro da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    No Brasil, a pesquisa está sob coordenação da professora da UEL, Nilsa Maria Diniz, do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e também conta com a participação de Esther Massae Okamoto dalla Costa, do Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Também integra a pesquisa a professora Nilda Diniz Rojas, da Universidade de Brasília (UnB). A coordenação geral do estudo é do diretor-executivo do Strategic Initiative for Developing Capacity in Ethical Review (SIDCER).

    Leia também – Mulheres na linha de frente da pandemia: elas comandam pesquisas, projetos e setores de assistência na área da saúde

    Leia também – Pesquisa avalia papel do estresse oxidativo em casos graves de Covid-19

    Nilsa explica que foi dela a ideia de incluir o Brasil na pesquisa, devido à grande rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) que o país cultivou durante as últimas décadas. De acordo com ela, são 800 comitês espalhados por todo o território nacional. “Além de ter uma rede ampla, temos sistemas de avaliação eficientes, pessoal capacitado e experiente. Nossa contribuição ao mundo é certa”, avalia.

    O aceite da instituição em relação à participação brasileira no estudo foi emitido no dia 1º de março. Desde então, as pesquisadoras iniciaram uma verdadeira corrida contra o tempo para enviar o formulário a representantes de cada um dos 800 comitês brasileiros. As respostas devem ser coletadas, reunidas e enviadas para o PREP, com prazo para envio neste domingo (14).

    Formulário

    A professora explica que foi enviado um questionário, elaborado pelo PREP e hospedado em uma plataforma online de criação de questionários de pesquisa, para avaliar as experiências práticas de comitês em todo o Brasil, as quais devem se somar às medidas já estabelecidas pela OMS no enfrentamento à pandemia. O formulário tem 43 questões e está disponível em inglês. O edital da OMS prevê o término do projeto para o dia 31 de março.

    PREP

    O grupo é composto por membros de diversos países, que atuaram em outras ocasiões de emergências em saúde pública, como HIV, Ebola, MERS e SARS-Cov1. Desde abril de 2020, o grupo se dedica a pensar estratégias de combate à Covid-19.

    Leia também – Universidades desenvolvem vacina contra Covid-19 genuinamente brasileira

    Leia também – Pesquisa analisa modificações genéticas do novo coronavírus