Eficácia da vacina Covaxin chega a 81%, diz laboratório

    O laboratório indiano Bharat Biotech, responsável pelo desenvolvimento da vacina contra Covid-19 chamada de Covaxin, informou nesta quarta-feira (3 de março) que o imunizante alcançou 81% de eficácia nos casos sintomáticos, durante a fase 3 dos estudos clínicos.

    Foram analisados 43 casos sintomáticos da Covid-19 e sete deles eram de pessoas que tomaram as duas doses do imunizante. O restante dessa parcela recebeu placebo. Os números ainda precisam ser revisados e publicados em revista científica.

    Leia também – Vacina contra Covid-19: remessa de 2,5 milhões de doses é distribuída aos estados

    Leia também – Universidades desenvolvem vacina contra Covid-19 genuinamente brasileira

    O índice não trata-se da eficácia global da vacina, levando em consideração todos os que foram contaminados pelo coronavírus durante a pesquisa.

    A fase 3 de testes da Covaxin contou com 25,8 mil voluntários na Índia, sendo 2,4 mil idosos. Do total, 4,5 mil informaram ter comorbidades.

    O laboratório ainda informou que foram registrados casos de reações adversas graves, mas não as detalhou. Apenas citou que foram “em níveis baixos e equilibrados”.

    A empresa prometeu divulgar novos dados sobre o imunizante.

    Na Índia, a Covaxin está sendo aplicada na população pelo governo, mesmo ainda que os estudos em fase 3 não tenham sido concluídos. O país também aplica a vacina de Oxford/AstraZeneca.

    O Brasil anunciou que fechou um contrato com a Bharat Biotech para a aquisição de 20 milhões de doses. A previsão é de entrega a partir deste mês. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não emitiu a autorização para o uso desse imunizante no país.

    * Com informações do UOL

    Leia também – Pessoas com doenças do coração devem se vacinar contra Covid-19?

    Leia também – Gestantes podem tomar a vacina contra Covid-19?