Educação financeira: falando com os jovens

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Falar sobre educação financeira é algo que deveria começar desde cedo. Educar nossos filhos de forma que eles saibam lidar com o dinheiro é tão importante quanto ensiná-los a ler e a escrever. Não é diferente na juventude, já que é neste período que fazemos muitas descobertas e tomamos decisões importantes. Entre as decisões que são tomadas nesta fase está a de aprender a gastar ou guardar seu dinheiro, seja ele proveniente de uma bolsa de estágio, de um freelance ou até mesmo de uma mesada que você recebe de seus pais.

Diante da importância da educação financeira, acompanhe algumas dicas: 

Aprenda a gastar seu dinheiro de forma consciente. Comprar por impulso ou porque seu colega comprou, não vai ajuda-lo muito em sua jornada financeira, que está apenas começando. Antes de comprar algo, questione a si mesmo se você vai realmente usar isso, se será realmente útil, ou se está comprando só para acompanhar seus colegas ou devido a emoção do momento.

Anote todos seus gastos, para que possa acompanhar mensalmente e visualizar com o que você tem gastado seu dinheiro. Analise se está gastando com coerência ou aleatoriamente. 

Tenha uma reserva de emergência. Pode parecer cedo, mas manter uma reserva desde o começo tornará o processo mais leve e o esforço será menor. Guarde parte do que você ganha até que tenha o suficiente para se algo inesperado acontecer. O Ideal é acumular ao menos 6 vezes o valor das suas despesas fixas.

Tenha objetivos claros, pense em algo que você tenha vontade de ter, pode ser um celular, um carro novo, e guarde dinheiro pra comprar. Você vai ver que a realização de comprar com seu próprio recurso vai fazer com que você valorize ainda mais a vitória e, também, estimulará a conquista de coisas maiores. 

E, por último, mas não menos importante, invista na sua educação e desenvolvimento pessoal! Seja comprando livros, ou comprando pequenos cursos na Internet, todo conhecimento acumulado vai te ajudar a crescer e a definir seu caminho no futuro!

Lembre-se que devemos começar desde cedo a pensar no futuro, pois quanto antes começamos mais vezes podemos ajustar a rota! 

Caso tenha alguma dúvida ou queira mais dicas, envie para faleconosco@uniprimebr.com.br.

* Semanalmente, a Uniprime – cooperativa de crédito fundada por médicos e criada com o propósito de melhorar a vida fi­nanceira das pessoas – compartilha com os leitores uma coluna sobre educação financeira para ajudar na saúde de todos. A Uniprime é uma das instituições parceiras do Saúde Debate

Clique aqui para conferir as colunas da Uniprime

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate

Conheça também os colunistas do Saúde Debate