Dormir bem impacta na qualidade de vida

    “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”. Esse será o tema da Semana do Sono, celebrada até 19 de março pela Associação Brasileira do Sono. A mobilização chama atenção sobre como dormir bem impacta na qualidade de vida e como a adoção de hábitos saudáveis podem ajudar em um sono melhor.

    Segundo a médica otorrinolaringologista do Hospital São Vicente, de Curitiba (PR), Danielle Salvati de Campos Malaquias, a necessidade de horas de sono é muito variável. Em média, os adultos precisam de 8 horas de sono por dia, mas é importante que cada um respeite seus limites, o que pode mudar de acordo com a fase da vida.

    Com o avançar da idade, por exemplo, muitos idosos podem manifestar despertares noturnos e a tendência a dormir e acordar mais cedo. Outro fator é o cronotipo, ou seja, algumas pessoas são matutinas e outras, vespertinas, que desempenham melhor suas atividades acordando mais cedo ou mais tarde.

    De qualquer forma, alguns hábitos são saudáveis e colaboram para uma boa noite, como: ir para a cama com sono; manter a rotina regular no horário de se deitar e se levantar; manter o quarto escuro e silencioso; uma temperatura do quarto confortável; caso haja necessidade de se levantar durante a noite, procure usar lâmpadas adequadas, evitando luz branca ou azul; medicações para o sono só devem ser usadas com orientação médica; evitar o uso de aparelhos eletrônicos na cama, como smartphones e ver TV; evitar alimentação pesada, bebidas alcoólicas e com cafeína próximo ao horário de dormir; evitar o tabagismo e praticar exercícios físicos regularmente, e não próximo ao horário de se deitar.

    Leia também – Pesquisa da USP vai acompanhar hábitos alimentares de brasileiros por 10 anos

    Os distúrbios mais frequentes na população são apneia do sono (quando há interrupção do fluxo da respiração por 10 ou mais segundos) e a insônia, que pode ser passageira, associada a sintomas de estresse ou ansiedade. Entretanto, se os sintomas tiverem frequência igual ou superior a 3 vezes por semana durante mais de 3 meses, é considerado um problema crônico, com impactos significativos à saúde.

    “A privação do sono afeta o desempenho intelectual, o humor, a memória, o controle do peso corporal, reduz a imunidade e aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão. É importante consultar um especialista caso tenha com frequência sintomas como dificuldade persistente para iniciar ou manter-se dormindo; sonolência diurna; fadiga; alterações de memória; ranger os dentes; despertar com falta de ar ou roncos. Dessa forma, será possível fazer o diagnóstico correto e escolher o melhor tratamento”, complementa Danielle.

    Leia também – Seu relógio Fitbit pode ajudar profissionais de saúde na prevenção de surtos de gripe em tempo real