DO QUE VOCÊ TEM MEDO?

Podemos ter medo de várias coisas e em diferentes momentos na vida. Sem medo podemos agir de modo imprudente colocando a nós e a outros em risco.

O medo é uma emoção que é ativada quando nos sentimos ameaçados. Nos protege dando condições de perceber situações de perigo real, porém é preciso ter atenção para não deixar que o medo se torne extremo, podendo nos paralisar.

A mesma situação tem diferentes significados para diferentes pessoas. Um bom exemplo é que enquanto para algumas pessoas é muito simples enfrentar um voo de horas, para outras apenas olhar um avião pode ser um desafio.

São vários os tipos de medo que podemos sentir. Pode ser medo do desconhecido, medo de sentir dor, de falar em público, de perder o emprego, de sair de casa, de ser criticado, de errar, de dirigir, de viajar de avião, de altura, de ser abandonado, medo de falir, de morrer ou de perder uma pessoa querida, de se arriscar em um negócio ou carreira, entre tantos outros.

Nos sentimos algumas vezes amedrontados diante de alguma decisão ou ação que precisamos tomar e muitas vezes isso nos faz perder oportunidades nas nossas vidas. O medo nos invade, não conseguimos agir e não somos capazes de dar o passo inicial para seguir adiante.

Quando estamos diante do gatilho que dispara o medo em nós, ficamos mais ansiosos. Veja só. Se tenho medo de falar em público, toda vez que eu for me expor a essa situação, os sintomas vão aparecer. É possível sentir coração acelerar, mãos suar ou tremer, e até aparecer o rubor na face.

O medo em excesso pode acabar gerando problemas de isolamento social, pois quem sente medo quer afastar as sensações desagradáveis que vem com ele e com isso acabam buscando meios de se proteger, evitando estar diante do gatilho que o provoca.

Ele impede nosso desenvolvimento e de conhecer lugares e pessoas, de mudar de carreira, de curar nossas dores físicas e emocionais e de viver plenamente nossas vidas.

A auriculoterapia é uma aliada ao tratamento de sintomas e sensações geradas pelo medo.

Uma vez li a seguinte frase – peço desculpas por não lembrar o autor – “Coragem é ir com medo”, como não podemos guardar nosso medo em uma caixa e seguir sem ele, então que possamos buscar alternativas de aceitá-lo, conhecê-lo para seguir adiante crescendo em cada oportunidade que temos. 

* Cíntia Barbieri é Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Auriculoterapeuta formada pelo curso Auriculoterapia de Sucesso pela Faculdade de Tecnologia Ibrate e Aromaterapia pela Faculdade Ibrate.



Clique aqui para ler outras colunas de Cíntia Barbieri

<

p class=”ql-align-justify”>Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.