Discussão na área da saúde: terceirização diminui custos e aumenta resultados, diz especialista

    Custos, lei de responsabilidade fiscal e melhores resultados são os principais motivos para o aumento da terceirização dos serviços de saúde no país. A conclusão é do especialista Thiago Madureira, presidente da Hygea, que atua no mercado de terceirização da saúde há mais de 12 anos.

    Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, os estabelecimentos de saúde municipais administrados por entidades privadas eram 13,2%, enquanto em 2014 eram 10,6%. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic).

    A pandemia evidenciou ainda mais essa necessidade em pequenos e médios municípios, acredita Madureira. Segundo ele, no passado os médicos eram contratados por concurso público, que levava meses para ser concluído e deixava determinadas cidades sem escolha. “Com a reforma trabalhista e a busca de uma medicina com melhor qualidade e entrega, a terceirização passou a ser uma possibilidade. Hoje não contratar terceirizados é puramente ideológico. Não há nenhuma barreira para a contratação de médicos terceirizados. As vantagens da terceirização são inúmeras: maior agilidade, regras e métricas mais claras para o serviço contratado e, na ponta do lápis, é muito mais barato”.

    O especialista alerta, porém, para a necessidade de fiscalização e controles mais rígidos por parte do poder público. “Durante a pandemia, vimos uma série de irregularidades. Mas empresas sérias permitiram o aumento na capacidade de atendimento do sistema público de saúde”, afirma.

    Leia também – SUS X Sistema de Saúde Privado: Integração Necessária

    Protagonismo médico

    A mudança com a terceirização da saúde também impactou as carreiras dos profissionais de saúde. Segundo Madureira, os grandes centros acumulam profissionais médicos por uma questão de qualidade de vida, de crescimento nas carreiras. Nos municípios, os médicos são atraídos pelas condições de salário e busca de experiência.

    A vantagem também da terceirização está nos controles de médicos e funcionários. A resposta rápida das empresas diante do aumento da demanda em um determinado município é um dos fatores para que os gestores de saúde busquem a terceirização.

    Discussão na saúde: terceirização e “privatização no SUS”

    Uma discussão semelhante aconteceu ao logo de 2020, quando um decreto do governo federal que autorizava estudos para parcerias público-privadas (PPPs) em unidades básicas de saúde gerou uma grande repercussão no país, no mês de outubro. O Saúde Debate fez uma reportagem sobre o tema. Confira clicando abaixo:

    Privatização do SUS? Decreto estimula discussão sobre financiamento do sistema