Largar o cigarro não é uma tarefa nada fácil. Quem é fumante sabe disso. Tentar várias vezes e persistir se torna um desafio imenso. Por isso, é necessário acompanhamento e seguir dicas para quem quer parar de fumar que possam efetivamente contribuir.
A mudança deste hábito é necessária porque fumar é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, com cerca de 80% das mortes como consequência do tabagismo. Além disto, o fumo também contribui para o surgimento de outras doenças. Segundo o oncologista torácico Carlos Gil Ferreira, presidente do Instituto Oncoclínicas, o tabagismo é um importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, doenças respiratórias, diabetes e, o mais grave, câncer de pulmão. “A maioria dos pacientes diagnosticados com a doença é ou já foi fumante. Quem fuma também é mais vulnerável a desenvolver um quadro grave da Covid-19, uma vez que têm o pulmão mais comprometido”, lembra o médico.
Leia também – Qual é a importância de parar de fumar?AMP
Leia também – Conheça a história de quem conseguiu largar o cigarroAMP
Portanto, parar de fumar é uma batalha que pode e deve ser vencida – mas não sem ajuda. A nicotina é considerada droga e pode levar a dependência química. “Quando a pessoa resolve parar, sofre desconfortos físicos e psicológicos que podem trazer sofrimento. Por isso, é importante procurar ajuda profissional e não julgar ou desencorajar quem está passando pelo problema”, afirma o oncologista.
A médica Micheline Pires, clínica oncológica e nutricionista da Ana Saúde, healthtech e clínica digital especializada em oncologia e atenção primária ao paciente com câncer, listou 10 dicas para quem quer parar de fumar. “Antes de mais nada é preciso querer. As unidades básicas de saúde do seu município trabalham com campanhas para auxiliar neste processo, por isso procure esses centros se você está disposto a parar de fumar”, afirma.
Confira as dicas:
Dicas para quem quer parar de fumar aliadas ao tratamento correto
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito nas Unidades Básicas de Saúde e nos Hospitais. O órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no SUS, em parceria com estados e municípios e Distrito Federal é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva. Algumas instituições privadas também oferecem programas de cessação do tabagismo.
* Com informações das assessorias de imprensa
Leia também – A importância do apoio para quem quer deixar de fumarAMP
Leia também – Saúde x Fumo: perigos do cigarro eletrônicoAMP