Dia Internacional do Câncer Infantil alerta para a importância do diagnóstico precoce e as inovações nos tratamentos

schedule
2025-02-11 | 18:00h
update
2025-02-12 | 00:25h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: DC Studio/Freepik)

O Dia Internacional do Câncer na Infância (ICCD), comemorado no dia 15 de fevereiro, é uma campanha colaborativa global que oferece uma oportunidade para refletir sobre os avanços no tratamento de crianças e adolescentes com câncer, além de inovar nas terapias oferecidas aos pacientes. 

Leia também – Volta às aulas: Como o peso da mochila pode afetar a coluna dos alunos?AMP

Publicidade

Embora o câncer infantil seja menos prevalente que o câncer em adultos, continua sendo uma das principais causas de morte entre crianças em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 400 mil crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com a doença anualmente. Quando tratado de forma precoce e eficaz, aproximadamente 80% das crianças podem ser curadas.

Neste contexto, a Radiologia Intervencionista pode oferecer opções menos invasivas que os métodos convencionais, seja no diagnóstico, tratamento ou no suporte paliativo das crianças e adolescentes com câncer.

De acordo com Hugo Gouveia, médico radiologista intervencionista do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e membro da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista (SOBRICE), o uso de tratamentos menos invasivos em crianças proporciona mais conforto para os pacientes e suas famílias. “A Radiologia Intervencionista na população pediátrica utiliza métodos de imagem para guiar os procedimentos médicos minimamente invasivos, causando menos efeitos colaterais. Crianças possuem fragilidades, seja pela idade ou pelas condições de saúde. Esses procedimentos podem, em casos selecionados, substituir cirurgias abertas, não exigem pontos e promovem uma recuperação mais rápida e com menos dor”, explica.

Em crianças com câncer, esses procedimentos podem ser utilizados para tratar os tumores com métodos conhecidos como ablação ou com a administração de quimioterapia diretamente no local afetado. “Utilizando técnicas guiadas por imagem, “podemos realizar biópsias para comprovação do diagnóstico, colocação de cateteres para infusão de quimioterapia, podemos ajudar na resolução de outras complicações que possam surgir ao longo do curso do tratamento e podemos também oferecer tratamentos eficazes contra o câncer.

Embora as cirurgias e outros métodos convencionais assumam papel principal no tratamento do câncer, a Radiologia Intervencionista pode oferecer opções tão eficazes quanto, dependendo do caso de cada pessoa. Como os procedimentos são menos invasivos, as crianças se recuperam mais rapidamente, com menor risco de complicações e menos tempo de internação, o que contribui diretamente para uma melhor qualidade de vida durante o tratamento”, complementa Hugo.

Neste Dia Internacional do Câncer Infantil, é essencial reforçar a importância de sensibilizar a população sobre os sinais de câncer em crianças, a necessidade de consultas regulares e a adoção de tecnologias médicas que busquem reduzir a agressividade dos tratamentos, promovendo uma abordagem mais humanizada e eficaz.

*Informações Assessoria de Imprensa

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
12.02.2025 - 00:28:35
Uso de dados e cookies: