Unimed Paraná é eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar pela GPTW

Great Place to Work - Unimed Paraná

A consultoria global Great Place to Work (GPTW) divulgou, no dia 4 de novembro, o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná 2021. Esse é o quinto ano consecutivo que a Unimed Paraná figura em destaque no ranking, sendo eleita como a 39ª melhor empresa no setor de médio porte no estado.

O evento de premiação – que chegou à 12ª edição – aconteceu de maneira on-line, por meio de uma live no YouTube, promovida pela GPTW Brasil. Em 2021, 295 empresas do Paraná concorreram ao ranking, sendo que cem foram premiadas em três categorias distintas: grande (empresas com mais de 1 mil funcionários), médio (entre 100 e 999 colaboradores), e pequeno porte (30 a 99 empregados).

Leia também – Unimed Paraná inova e cria regras para reduzir a sobrecarga causada pelas videoconferências

Leia também – Os desafios do cooperativismo na área da Saúde

Para a colaboradora da área de Gestão de Pessoas da Unimed Paraná, Soraya Galvão, que atua diretamente na busca pela certificação já consagrada, a premiação constata que o ambiente de trabalho da cooperativa é saudável e, por meio de um trabalho contínuo, o objetivo é que esse clima seja cada vez melhor. “Uma empresa é, essencialmente, um conjunto de pessoas que se organizam para atingir um resultado no setor em que atua. O que pode fazer dessa organização um ótimo lugar para trabalhar é a forma como as pessoas entendem seu papel e se relacionam para atingir esse resultado: com respeito e gentileza, em que todos buscam contribuir, pois entendem que há significado em seu trabalho. Essas atitudes geram confiança e engajamento, que fazem a diferença no ambiente e na vida”, completa.

 Jeito de Cuidar que faz a diferença

 E por falar em fazer a diferença, o diretor Administrativo e Financeiro da Unimed Paraná, Luís Francisco Costa, destaca que o reconhecimento dos colaboradores em relação à cooperativa mostra que o Jeito de Cuidar Unimed é vivido não só externamente, com clientes e beneficiários, mas também no dia a dia de trabalho. “Durante a pandemia, o cuidado especial que tivemos com cada um desde o início, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a adoção do home office, e até mesmo as vans disponibilizadas para os colaboradores que antes utilizavam o transporte público, se traduziu na pesquisa realizada pela GPTW e no resultado alcançado”, diz.

 Para o diretor, esse cuidado da Unimed Paraná com os colaboradores é perene, e faz com que cada um perceba que a cooperativa não só se preocupa com todos, como está sempre em busca de aplicar as melhores práticas para conquistar – e manter – um ambiente de trabalho saudável.

 Além disso, para Costa, o reconhecimento trazido pela certificação e a presença no ranking mostra que o dever está sendo cumprido. “Percebemos que o que o trabalho da diretoria e de toda a empresa é reconhecido pelas pessoas. Os liderados dependem muito da liderança, então se a diretoria ou o grupo gerencial não é engajado, os colaboradores podem se sentir desmotivados. Então, para todos nós da diretoria, esse é o reconhecimento de que o trabalho vale a pena”, afirma.

 Por fim, o diretor lembra que a pesquisa oferece, ainda, a possibilidade de avaliar pontos a serem melhorados e, no cotidiano da cooperativa, apostar em novas práticas e mudanças para que a Unimed Paraná siga sendo uma das melhores empresas para se trabalhar no estado.

 O ranking

Para concorrer à premiação, as empresas precisam ter recebido a certificação GPTW, que é conquistada após a organização ser avaliada com, no mínimo, 70% de respostas positivas de seus colaboradores na pesquisa aplicada pela consultoria global.

Unimeds premiadas

Além da Federação, foram ranqueadas também na categoria “médio porte” a Unimed Laboratório (48º) e a Unimed Londrina (44º). A Unimed Curitiba, por sua vez, ficou posicionada no 11º lugar na categoria “grande porte”.

Leia também – Unimed Curitiba e Unimed Laboratório estão no ranking GPTW das melhores empresas para trabalhar no Paraná