O Ministério da Saúde vai lançar uma campanha digital pela mobilização da população brasileira alertando que máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus. Segundo o órgão, as máscaras feitas em casa para proteger boca e nariz são eficientes, mesmo simples. Além disto, não exigem grande complexidade na produção e podem ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil.
O Ministério informa que, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira deve seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face.
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. O uso é individual.
Clique aqui para conferir a nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde.
“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Como as máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus, o Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa:
O Ministério da Saúde utilizou como referência este site para um tutorial, no qual é utilizado uma camiseta. Também há um tutorial ensinando como usar a peça para fazer uma máscara:
Existem outros vídeos na internet com tutoriais sobre como fazer a máscara caseira. Um dos exemplos é o da médica pediatra Ana Escobar:
Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no ParanáAMP
Leia também – Como a Inteligência Artificial auxilia a saúde em tempos de coronavírusAMP
Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírusAMP