Curitiba sem Mosquito

    No verão, período quente e de chuvas frequentes, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti precisam ser redobrados. A Prefeitura faz ações durante todo o ano com o programa Curitiba Sem Mosquito, mas para manter a cidade livre do risco de doenças transmitidas pelo Aedes, o apoio de todos é essencial.

    “Curitiba tem feito grandes esforços para manter-se longe da dengue, zika e chikungunya, mas é preciso que toda a população faça sua parte. Cuidados simples bastam para que o mosquito não se reproduza” destaca a coordenadora do programa Curitiba Sem Mosquito, Tatiana Faraco.

    O Verão 2019 tem exigido alerta redobrado: a estação está proporcionando condições climáticas muito favoráveis para ao Aedes. As altas temperaturas combinadas às constantes chuvas criam o ambiente ideal para o mosquito. A melhor forma de combatê-lo é impedir que água parada se acumule, pois é onde os ovos do mosquito se desenvolvem.

    Combate à dengue começa dentro de casa

    Nas casas, vários pontos podem acumular água e devem ser checados pelos moradores. “Essa vistoria é um hábito a ser criado. O ideal é que seja feito a cada sete dias”, lembra Tatiana. É nesse período que os ovos evoluem para larvas e se transformam em mosquitos.

    “É importante observar os detalhes e não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasos de plantas, garrafas, caixas d´água, tambores e lixeiras”, orienta a coordenadora.

    Além do cuidado das próprias residências, a população pode contribuir pelo 156, tanto pelo telefone quanto pelo site (http://www.central156.org.br), para solicitar a inspeção de imóveis onde haja suspeita de focos do mosquito.

    Curitiba sem Mosquito

    O programa Curitiba Sem Mosquito funciona durante todo o ano com ações de prevenção à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Promove vistorias em casas, comércios e espaços públicos, ações pedagógicas de conscientização de combate ao Aedes, monitoramento em áreas com suspeitas de focos.

    O programa também promove o Mutirão Curitiba sem Mosquito, que faz a coleta de entulho em regiões vulneráveis.

    Como manter sua casa longe do mosquito Aedes Aegypti
    – Escolha um dia da semana para uma vistoria geral da residência, observando todos os itens:

    Áreas internas: 
    Vasos de plantas – Encha até a borda os pratinhos com areia grossa, para não acumular o excesso de água.
    Vasos sanitários – Mantenha sempre a tampa abaixada. Em banheiros de pouco uso, dê a descarga ao menos uma vez por semana.
    Baldes – Sempre os mantenha guardados de boca para baixo e em local coberto.
    Ralos – Aplique água sanitária em ralos de pouco uso e que acumulam água (1 colher/sopa de água sanitária para cada litro de água acumulada no ralo).
    Lixo – O lixo não deve ficar espalhado para que não acumule água das chuvas. Recolha-o em sacos plásticos e mantenha as lixeiras tampadas.
    Garrafas e embalagens PET – Guarde de boca para baixo enquanto não encaminha para a coleta seletiva.

    Áreas externas: 
    Lajes e calhas – Tire folhas e tudo o que impeça o completo escoamento da água.
    Caixa d’água – Mantenha sempre limpa e tampada.
    Piscinas e fontes – Limpe as bordas com escova e mantenha a água clorada.
    Pneus – Mantenha-os sem água e guarde-os em local seco e coberto, enquanto não encaminha para a coleta seletiva.
    Materiais de construção – Mantenha-os em local coberto e seco. 
    Potes de comida e água dos animais de estimação – Lave frequentemente com escova e sabão.

    Acesse: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-sem-mosquito-ensina-como-afastar-os-riscos-da-dengue/49341