Cuidar da sua autoestima é estratégico para sua carreira profissional!

A autoestima refere-se à autoconfiança e ao autorrespeito, ela é influenciada pela sua capacidade de enfrentar os desafios da vida e de se sentir merecedor para ser feliz.

O conceito de autoestima surgiu nos anos de 1960 com o Psicólogo canadense Nathaniel Branden, quem criou o movimento psicologia da autoestima. Sua experiência clínica de mais de 50 anos possibilitou-lhe a realização de pesquisas e elaboração de uma teoria da autoestima. Para Branden  “a forma como nos vemos influencia todos os aspectos da nossa experiência, desde a maneira como agimos no trabalho, no amor e no sexo, passando pelo modo como atuamos como pais, e até onde provavelmente subiremos na vida”.

Diante dos desafios da vida, quando você não acredita na sua capacidade de enfrentá-los ou de criar recursos para tal, provocará em você sentimentos e emoções, que afetarão a sua saúde emocional e, consequentemente, as suas interações sociais. Como nos esclarece Branden: “em termos mais amplos, a competência interpessoal – tão importante no cenário das empresas hoje em dia – tende a ser afetada negativamente pela falta de autoestima”.

No seu trabalho em clínica, Branden verificou que há uma relação direta entre a autoestima e o sucesso profissional, afirmando que: “não existe virtualmente nenhum aspecto da atividade empresarial – desde a liderança gerencial até a participação em equipes, e desde a negociação com clientes até o afã de pesquisa e desenvolvimento para encontrar meios de reagir aos novos desafios e às novas ideias – que não seja profundamente afetado pelo nível de autoestima do indivíduo”. Portanto, cuidar da sua autoestima é estratégico para sua carreira profissional!

Reconhecer e admitir sentimentos como inadequação, insegurança, dúvida, culpa, não se sentir bom o bastante, nem sempre é fácil, mas não é possível negar a suas existências. Entende-los é essencial para enfrentá-los! E saber que comportamentos e sentimentos extremados são,  muitas vezes, reações defensivas para esconder uma baixa autoestima, como por exemplo: a necessidade de sempre tentar provar as suas capacidades ou o seu valor.  

Então, o que você pode fazer para fortalecer a sua autoestima e evitar um colapso da sua carreira profissional?

Branden apresenta 6 atitudes, que contribuem para o fortalecimento da autoestima, no trabalho. Conhece-las lhe ajudará a se autoavaliar e elaborar um plano de desenvolvimento para fortalecer a sua autoestima.

1ª- Esteja presente no aqui-agora.

Preste atenção no seu corpo, nos seus pensamentos, nos seus sentimentos e emoções no momento em que elas estão ocorrendo e reflita: como a pessoa ou a situação, que você está interagindo ou vivenciando lhe afeta.

Evite falar, pessoalmente, com alguém e estar dando atenção à tela do computador ou do celular ou da TV. Você pode ser multifuncional, mas isto comprometerá a sua atenção aos seus sentimentos, emoções e às pessoas com as quais você está se relacionando.

2ª- Atitude de Autoacolhimento: autoaceitação e autoconsideração.

Reconheça e respeite os seus limites e suas limitações. Mas, também, reconheça e valorize sua história de vida, suas conquistas e superações. Potencialize suas qualidades e competências. E, muito importante: reconheça e respeite as ideias diferentes às suas, sem se tornar agressivo ou hostil com o outro.

Evite a autocritica excessiva, tanto de aspectos físicos, que não podem ser mudados, quanto de decisões tomadas no passado. Reflita sobre as experiências do passado e use-as como oportunidade para aprender e se desenvolver. Substitua a culpa pela atitude de mudança, culpar-se não agregará nada a você, pelo contrário poderá levá-lo a autopunição, autossabotagem… e isto não construirá nada de bom!

3ª- Atitude de dirigir a sua vida: ser protagonista da sua vida.

Seja responsável pelos seus pensamentos, sentimentos, decisões e ações. Empodere-se ao invés de se tornar vítima da situação, seja autor da sua vida! Mas, pense antes de agir e avalie as consequências para você e para todos os envolvidos.

Evite colocar-se no papel de vítima da situação, de atribuir ao outro uma responsabilidade que é sua.

4ª- Atitude de ser autêntico: ter autoconfiança e viver seus valores.

Busque a educação e aprendizagem contínuas. Expresse suas opiniões demonstrando respeito e consideração aos demais, principalmente, aos que pensam diferente de você. Lembre-se, que se for necessário discutir, discuta ideias e não pessoas.

Evite o medo de não ser aprovado e não ser aceito ao expressar suas opiniões. Não reaja de forma hostil ao ser confrontado(a) em suas opiniões, lembre-se das atitudes apresentadas anteriormente. A autenticidade resulta da autoconfiança, seja verdadeiro ao vivenciar seus valores.

 

5ª- Tenha um propósito de vida: ter um projeto e dar uma finalidade para sua existência.

Ter um propósito na vida contribuirá para você ter mais clareza das estratégias e ações necessárias. Defina metas e objetivos a curto e médio prazo, e, também, as ações necessárias para realizá-los. Dê atenção, diariamente, a eles e empenhe-se para alcançá-los.

Evite avaliar-se pelas conquistas externas, o que você sente ao conquistar algo é que beneficia a sua autoestima.

 

6ª- Seja íntegro.

Alinhe suas atitudes com seus valores e princípios, isto contribuirá para você construir relações de confiança e contar com a colaboração dos demais. A credibilidade é resultado do alinhamento entre o que você fala e o que você faz.

Fortalecer a autoestima é um processo de autodesenvolvimento, uma escolha pessoal. Mas, se você se sentir solitário e com dificuldades, não tenha receio de buscar apoio de um profissional. E, como nos lembrou Rubem Alves “Não haverá borboletas se a vida não passar por silenciosas metamorfoses”.

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Um abraço e fique bem!

*Ana Silvia Alves Borgo é Psicóloga Organizacional e do Trabalho (CRP 08/03162), Mestra em Administração (UTFPR), Didata da SBDG-RS. Há 33 anos atua na área de gestão, desenvolvimento humano e organizacional, e de saúde mental no trabalho.

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