Criança com língua presa: o que fazer?

língua presa
(Foto: Divulgação)

Quando falamos em crianças com língua presa, imaginamos apenas a dificuldade na articulação das palavras. Mas será que é apenas essa a consequência? Como e quando identificar o problema? Tem tratamento?

Leia também – Aleitamento materno: importância do apoio à mãe e ao bebê

A fonoaudióloga, mestre e doutora do Hospital Otorrinos Curitiba, Carla Maffei, explicou as principais dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir:

O que é língua presa?

A “língua presa” é o frênulo lingual (estrutura anatômica que prende a língua ao assoalho da boca) mais curto que o normal, o que acaba atrapalhando o movimento da língua. O nome científico desta estrutura é anquiloglossia.

“É uma alteração congênita, podendo ser também hereditária”, lembra a especialista.

Sintomas da língua presa

Os sintomas da língua presa nos recém-nascidos podem aparecer logo após o nascimento, quando o bebê não consegue fazer a pega no seio materno ao tentar mamar.

O bebê também pode não ganhar peso, o que deve ficar como sinal de alerta aos pais e ao pediatra. “Além disso, pode gerar desconforto e acabar desestimulando o aleitamento materno”, ressalta a fonoaudióloga.

Em outras fases da vida, o problema pode interferir na forma de falar e comer, e também prejudicar o desenvolvimento dos dentes.

Alguns estudos ainda sinalizam que a anquiloglossia pode ser responsável por alterações do crescimento craniofacial, promovendo má oclusões dentárias.

Consequências

O frênulo mais curto pode causar impacto diretamente na fala e na deglutição, limitando o movimento da língua e comprometendo cerca de 1 em 10% dos recém-nascidos, acometendo mais o sexo masculino.

Diagnóstico 

O diagnóstico da língua presa é feito ainda na maternidade, no qual o fonoaudiólogo, em conjunto com o otorrinolaringologista, avalia a cavidade oral do bebê.

“O frênulo lingual é avaliado em repouso, durante o choro, em movimentos voluntários durante o balbucio e durante a mamada”, explicou.

Este teste é chamado de “teste da linguinha”. Em casos extremos, onde a língua está fixada no assoalho de boca (frênulo extremamente curto e com inserção na ponta da língua), a conduta é cirúrgica.

*Informações Assessoria de Imprensa