Cresce procura por cursos da área da Saúde durante a pandemia

A pandemia trouxe mais destaque às profissões ligadas à saúde e, com isso, também a procura por cursos de graduação. Profissões como medicina, enfermagem, biologia, farmácia e biomedicina tiveram aumento de 67% de interesse no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Pearson em junho deste ano. A empresa ouviu dois mil pais e universitários entre 11 e 17 anos.

Além da atuação na linha de frente do Covid-19, em que médicos e enfermeiros são essenciais para a manutenção das vidas, ganharam destaque também os profissionais que desenvolvem novas vacinas para tentar conter e controlar doenças. Mas engana-se quem pensa que essa é a responsabilidade de apenas uma profissão. De acordo com o professora de Química do Colégio Marista Santa Maria, Giovana Melatti: “farmacêuticos, biomédicos, biólogos e engenheiros químicos são os principais, mas é importante lembrar que as vacinas não são produzidas por um único profissional, já que a função exige compartilhamento de informações, de experiências e de saberes sobre várias áreas da saúde”, explica a mestre em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

Leia também: O outro lado da pandemia: pelo que passam os profissionais de saúde

A importância da saúde mental para profissionais de saúde durante – e após – a pandemia de Covid-19

Habilidades em foco

Para quem quer atuar nessas profissões, dedicação e atualização constantes são essenciais para ter sucesso na aprendizagem e na profissão. Focar os estudos em Biologia e Química é importante, mas a professora também reforça que outras áreas do conhecimento são fundamentais, já que novas pesquisas e descobertas surgem a todo momento. “É necessário ter conhecimento geral, saber fazer relações e ligar dados antigos com novas informações para resolver problemas. O avanço da ciência e da tecnologia ao longo dos anos influenciaram na velocidade de transmissão do conhecimento”, analisa. 

Ter fluência na língua inglesa e espanhola também é importante, pois esses são os idiomas de artigos e pesquisas científicas publicadas frequentemente com novas descobertas. Giovana também aconselha que os alunos conversem com profissionais que atuam na área da saúde antes de fazer a escolha da profissão. “Compartilhar impressões e experiências ajuda a ter mais certeza dos próximos passos”, conclui.

Assista também: Saúde mental: a busca pelo propósito de vida

Confira soft e hard skills que os futuros profissionais da saúde precisam ter: 

 

  1. Dedicação aos estudos (não se acomodar e estar sempre se atualizando)
  2. Se interessar por pesquisa
  3. Gostar do ambiente de laboratório 
  4. Estar disposto a mudanças 
  5. Ser proativo
  6. Saber respeitar hierarquias e trabalhar em equipe
  7. Dominar 2 ou 3 idiomas – como inglês e espanhol – para a leitura de artigos e para aprimorar-se a fim de desenvolver novas técnicas 
  8. Estar preparado para situações difíceis, que podem abalar o emocional
  9. E ter muita paciência e resiliência.   

Leia também: Perseverança: lição em clipe com Ayrton Senna para realçar papel heroico dos profissionais de saúde

Você também pode se interessar: Entenda como funciona a produção de uma vacina em cinco passos