Covid-19: Unimed Curitiba e entidades do sistema de saúde fazem alerta à população

A Unimed Curitiba e empresas do grupo, preocupadas com o aumento expressivo do número de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e da taxa de ocupação de leitos hospitalares, convocaram uma reunião com entidades médicas e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para unir forças no sentido de ajudar a conter o avanço da pandemia. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (19 de novembro).

Na ocasião, a cooperativa apresentou propostas e recomendações para auxiliar o ente público na tomada de decisões coletivas e de impacto na classe médica e na população como um todo. A constatação do grupo foi que se a população não se conscientizar novamente sobre a gravidade e o risco da doença e não retomar um comportamento preventivo de cuidados e isolamento social o sistema de saúde da cidade não dará conta de atender a todos os doentes nas próximas semanas.

Como resultado, o grupo elaborou um manifesto conjunto alertando a população para o cenário e pedindo que cada pessoa, de forma consciente e responsável, siga rigorosamente as medidas de prevenção e cuidados para o controle da pandemia da Covid-19.

A Unimed Curitiba, em conjunto com a Associação dos Hospitais do Estado do Paraná (Ahopar), a Associação Médica do Paraná (AMP), a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar) e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, assinou uma carta aberta à população de Curitiba e região pedindo para que as pessoas assumam o seu protagonismo no combate à doença.

Clique aqui e confira a carta “Curitiba em estado de alerta”.

Ações realizadas pela Unimed Curitiba nos últimos dias

Desde o início da pandemia, a Unimed Curitiba e demais empresas, não só preocupada com os seus 530.000 beneficiários, médicos cooperados e prestadores da rede credenciada, mas com toda a sociedade, vem adotando uma série de medidas voltadas ao seu enfrentamento, especialmente no que diz respeito à comunicação massiva acerca da importância de não se descuidar momento algum em relação aos cuidados estabelecidos nos protocolos de segurança.

Entre as ações realizadas estão: suspensão temporária do atendimento presencial em 5 unidades da Unimed Laboratório com o objetivo de concentrar esforços em aumentar a capacidade de atendimento para a realização de testes para detectar a Covid-19; suspensão temporária do projeto de Home Office e retorno ao trabalho presencial até 04/01/2021 para restringir a circulação de pessoas nas unidades da cooperativa; monitoramento da pandemia para tomada de decisão em relação à possibilidade de fechamento de unidades de atendimento presenciais dos beneficiários.

A cooperativa desaconselha médicos cooperados e prestadores integrantes da rede credenciada quanto à realização de cirurgias eletivas, justamente para que os leitos e recursos disponíveis possam ser destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19. “Todas as decisões até aqui tomadas tem a finalidade de preservar, com todo zelo e cuidado, a saúde de todos e cumprir o nosso papel social de continuar contribuído com a sociedade”, afirmou Rached Hajar Traya, diretor-presidente da cooperativa.

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná

Leia também – Aumento de casos de Covid-19: reflexo do comportamento da população