Covid-19 também é uma doença vascular, aponta estudo

    Um estudo desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) apontou que a Covid-19 também é uma doença vascular. O trabalho faz parte de um projeto de desenvolvimento de uma série de estudos para compreender melhor a doença e aprimorar seu tratamento. Duas dessas pesquisas foram publicadas recentemente em veículos científicos internacionais e trouxeram resultados importantes. 

     

    Foco nos vasos 

    No trabalho Endothelial Dysfunction and Thrombosis in Patients With Covid-19″ (“Disfunção endotelial e trombose em pacientes com Covid-19”), os especialistas observaram que indivíduos infectados pelo coronavírus apresentam lesão de célula endotelial, célula que reveste o vaso, e buscaram compreender de que forma essa lesão aparece e se relaciona ao SARS-CoV-2 e como ela pode ocasionar trombose, levando o paciente a óbito.  

     

    Para se chegar aos resultados, foram analisadas amostras post mortem de pacientes com idade média de 75 anos e com comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. 

     

    “Nossos resultados demonstraram que o endotélio (camada de células endoteliais) que reveste nossos vasos está sendo lesado pelo vírus e pela inflamação que o vírus causa. Além disso, conseguimos esclarecer parte dos mecanismos dessa lesão. O estudo sugere que o uso de anticoagulantes precocemente pode ajudar no tratamento da COVID-19, a fim de evitar os trombos”, afirma a professora da Escola de Medicina da PUCPR Lucia de Noronha, uma das responsáveis pelas pesquisas. 

    Leia também – Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular divulga pesquisa sobre relação entre Covid-19 e trombose

     

    Foco nos pulmões

    Já o estudo “Mast cell degranulation inalveolar septa and SARS-CoV-2-: a pathogenic pathway linking interstitial edema to immunothrombosis” (“Degranulação de mastócitos em septo alveolar e SARS-CoV-2: uma via patogênica que liga o edema intersticial à imunotrombose”, em português) consiste na contagem dos mastócitos, células ligadas a reações alérgicas, nos pulmões de pacientes com COVID-19, para então compará-los com outras doenças, a fim de inferir qual é o papel dessas células nas infecções por coronavírus. 

     

    Segundo Lucia, os resultados mostraram que as pessoas com Covid-19 têm mais mastócitos do que pacientes infectados por outros tipos de doenças respiratórias, como o H1N1. Isso sugere que a célula pode ter um papel na evolução da doença e ajuda a compreender como a doença provoca lesões nos pulmões e em outros órgãos, como o coração. 

     

    “A descoberta também ajuda no tratamento da doença, pois indica que talvez possamos usar medicamentos que estabilizem os mastócitos, já que o vírus parece causar uma desestabilização dessas células, que passam a liberar grânulos ricos em substâncias que agravam o processo inflamatório, agravam a lesão vascular e propiciam a trombose”, explica a pesquisadora. 

    Leia também – Covid-19 e jovens: pesquisas mostram anticorpos que atacam o próprio sistema imunológico em casos da doença