Como não cair nas armadilhas da Black Friday

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Já estamos em novembro, o ano passou rápido demais e ao menos pra mim, foi um pulo só! A estação preferida da maioria dos brasileiros está chegando, as festas, confraternizações, reencontros em família, Natal, Ano Novo… e com tudo isso vem também uma data esperada por muitos consumidores: a Black Friday! Um evento tradicionalmente americano, comemorado logo depois do Dia de Ações de Graças (Thanksgiving), sempre na última sexta-feira de novembro, período em que as lojas abaixam seus preços pra comemorar. Aqui no Brasil, o evento também já virou tradição!

Mas como não cair nas armadilhas da Black Friday? Não podemos deixar que os descontos falem mais alto do que o bom senso. Você que seguiu nossas dicas semanais e se planejou até aqui, não é momento de exageros, com tantas tentações por aí fica fácil perder o controle, não é mesmo?

Entretanto, se você já vinha planejando comprar algo, pesquisando e comparando preços, talvez essa seja uma boa oportunidade para aproveitar os descontos (caso eles realmente compensarem). É sempre bom verificar se está fazendo mesmo um bom negócio ou se trata-se de um desconto ilusório.

Para não cair nas armadilhas da Black Friday, destaco também:

1) Antes de sair as compras, revise seu orçamento, veja em que condições sua conta vai estar e determine um limite para estes gastos. Ter em mente um valor limite para estas compras vai te ajudar a não fugir do controle; 

2) Parcelamentos são sempre tentadores, pois temos a sensação de que o valor que vamos nos comprometer mensalmente é pequeno, mas lembre-se que ele vai te comprometer por bastante tempo! E com a sensação de pequeno gasto você acaba fazendo outros e outros, e assim prejudica o seu orçamento para os próximos meses. Não sou contra o parcelamento, ao contrário, ele viabiliza muitos sonhos e realizações, desde que medidos e controlados. Por isso, antes de sair as compras, revise também a fatura de seu cartão.

De qualquer maneira já tenha em mente o que quer comprar e não perca o foco, afinal, as tentações são muitas. Boas compras!

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: contato@uniprimebr.com.br

* Semanalmente, a Uniprime – cooperativa de crédito fundada por médicos e criada com o propósito de melhorar a vida fi­nanceira das pessoas – compartilha com os leitores uma coluna sobre educação financeira para ajudar na saúde de todos. A Uniprime é uma das instituições parceiras do Saúde Debate

Clique aqui para conferir as colunas da Uniprime

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate

Conheça também os colunistas do Saúde Debate