Como lavar as mãos corretamente?

    Você sabia que apenas 26% das pessoas lava as mãos após usar o banheiro? E que apenas 73,5% da população mundial tem acesso a pontos de lavagem das mãos? Esses dados foram divulgados por cientistas no Jornal Internacional de Epidemiologia em 2019. 

    Mas você sabe como lavar as mãos corretamente?

    O ato de lavar as mãos ganhou destaque com a pandemia da Covid-19, mas a verdade é que muitas doenças podem ser prevenidas com essa simples ação. A importância é tanta, que foi criada uma data especial para isso, no dia 15 de outubro: Dia Mundial de Lavar as Mãos. 

    Na opinião do professor de Ciências e de Itinerário Formativo Ciências da Natureza do Colégio Marista Criciúma (SC), Michael de Bona, lavar as mãos é uma das medidas mais simples e eficazes para impedir a propagação de muitas doenças. “A higienização das mãos realizada de forma correta dificulta e pode até interromper a transmissão de infecções bacterianas, virais e parasitárias. As mãos contaminadas são responsáveis por grande parte dos resfriados, gripes, intoxicação alimentar e parasitoses intestinais”, explica.

    Segundo ele, muitos acreditam que as transmissões ocorrem apenas pelo ar, mas na verdade, a maioria é pelas mãos contaminadas. “Muitas vezes passamos as mãos nos olhos, nariz e lábios e tocamos as mãos, rostos e ombros de outras pessoas. Se nossas mãos não forem higienizadas de forma correta, facilmente podemos nos contaminar ou contaminar outras pessoas, transmitindo vírus, fungos, bactérias ou parasitos”, orienta de Bona.

    Leia também – Usar máscara pode dar espinhas? Saiba como evitar a “maskne”

    Como lavar as mãos corretamente

    Em relação à forma de lavar as mãos, o recomendado é utilizar água limpa e sabão simples. A professora de Ciências do Colégio Marista São Luís, Ana Karolina Rucks, lembra que a pandemia também reforçou bons hábitos de higiene, como a lavagem frequente das mãos de forma eficiente. “Ouvimos muito falar sobre isso durante a pandemia. Para lavar as mãos o ideal é usar água limpa, esfregar a palma da mão, esfregar a ponta e entre os dedos e até os punhos. Fazer isso durante 20 segundos já garante uma boa limpeza”, comenta.

    Com relação à frequência, não existe contraindicação. “Ficar atento aos momentos em que espirramos, tossimos, ao coçar o nariz, ao mexer no lixo de casa ou quando for limpar as fezes e urina dos animais domésticos, por exemplo. Lavar as mãos deve ser um hábito comum e frequente e não apenas depois de usar o banheiro”, revela a professora, que complementa: “é engraçado analisar isso, mas a sociedade passou a lavar as mãos com mais frequência depois do século 19, e com isso foi possível reduzir o número de doenças drasticamente e aumentar o tempo de vida das pessoas”. 

    Uma dica importante em locais públicos é aproveitar a toalha de papel usada para secar as mãos para fechar a torneira, prevenindo a contaminação.  

    Leia também – Atenção para o uso correto do álcool em gel: cuidados com as queimaduras