Cirurgia bariátrica: pacientes devem redobrar os cuidados com a gastronomia típica do fim do ano

    Para boa parte da população brasileira, a gastronomia é um dos pontos altos das festas de final de ano. Por isso mesmo, são uma preocupação para os pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, aqueles que estão em dieta de emagrecimento e os cardiopatas. É muito comum nessa época o mal-estar, causado por excesso de comida e bebida e os exercícios físicos feitos de maneira errada, principalmente, embaixo de sol forte. Ninguém quer de presente quilinhos a mais ou algum problema mais sério ou mesmo perder os dias de festas em família.

    Para não comprometer as comemorações e encontrar o equilíbrio, seguem algumas dicas preparadas pelo cirurgião bariátrico do Hospital São Vicente de Curitiba (PR), Antonio Carlos Rosa Sena; pela nutricionista Elisabete Elza Porfirio; e pelo cardiologista do Hospital São Vicente, Rubens Zenóbio Darwich.

     

    1. A mastigação para quem faz dieta de emagrecimento e para quem passou pela cirurgia bariátrica é muito importante, pois auxilia na saciedade. Já para quem é operado, comer devagar evita desconforto gástrico, a sensação de entalar e até mesmo vômitos. Coma devagar, corte os alimentos em pequenos pedaços e coloque pouca quantidade na boca, assim você consegue mastigar mais vezes.

    2. Não esqueça de incluir algum tipo de salada e ou fruta no seu prato. 

    3. Não vá a uma festa ou confraternização com fome. Portanto, não fique mais de 4 horas sem comer e faça um lanche antes de ir, por exemplo, uma fruta ou iogurte light.

    4. As sobremesas e os doces são tentações e, claro, preparações deliciosas e que podem ser consumidas desde que você tenha moderação. Para quem fez bariátrica, escolha as frutas se estiver com vontade de provar um docinho e tente evitar os doces com muito açúcar e gordura, porque sempre existe o risco de ter a síndrome de Dumping.

    5. Água: cuide da sua hidratação. Procure beber água durante o dia e lembre-se da regra: beber líquido 30 minutos antes das refeições e 40 a 50 minutos após as refeições, isso para não atrapalhar a digestão dos alimentos. Quem fez bariátrica dificilmente consegue beber líquido durante a refeição, mas é sempre bom estar atento.

    6. Evite sempre os petiscos que antecedem a refeição principal, essa dica é de ouro para quem fez bariátrica. O motivo não é apenas pelo valor calórico desses alimentos (canapés, torradas, pães, amendoim, oleaginosas, queijos e frios etc) mas porque após a cirurgia, o estômago está menor e quando chegar o momento de jantar ou almoçar, já estará saciado e o resultado será que não vai conseguir provar a refeição principal.

    7. Se está em tratamento para emagrecer ou passou pela cirurgia bariátrica, esteja consciente de que a vida segue no mesmo ritmo, porém mais saudável. Não se cobre e nem se pese todos os dias. Lembre-se de manter os bons hábitos adquiridos após a cirurgia bariátrica, ou seja, coma alimentos ricos em fibras, monte um prato colorido e não pule refeições.

    8. Esteja atento aos sinais. Alguns sintomas podem ser indicativos de que algo está errado com o coração: Cansaço e falta de ar ao realizar algum esforço que não apresentava antes; Dores no peito – tipo um aperto espalhado que erradia para o braço esquerdo, para a mandíbula e para o pescoço – independente da intensidade que pode ser forte ou fraca, o que importa é a característica dos sintomas, que podem significar que alguma artéria pode estar com obstrução. Principalmente se os sintomas aparecerem com uma duração que passe dos 20 minutos, é importante procurar um Pronto Atendimento.

    9. Maus hábitos como tabagismo, má alimentação e sedentarismo também são fatores que tornam necessária a visita a um cardiologista, pois podem ser negativos à saúde do coração. Vale lembrar que, para controlar a pressão, algumas dicas são importantes: reduza o consumo de sal; faça exercícios físicos regularmente; não fume e evite o consumo excessivo de álcool; cuide de sua qualidade de vida, evitando o estresse; e faça uma revisão antes das férias com seu cardiologista, principalmente no caso de histórico familiar da doença”.

    10. E, por último e mais importante, comemore! Seja feliz, grato e aproveite as festas para conversar, rir e rever amigos ou familiares. Não pense apenas na comida, bebida ou em virar o super atleta do final de semana, não se torture. Saboreie a vida e os seus resultados positivos com prazer e alegria. Boas festas!

    Leia também: Cuidados com as ceias de fim de ano para evitar intoxicações alimentares