Chupeta digital

    Atualmente, crianças crescem rodeadas de mídias digitais com efeitos positivos e negativos a saúde. Assim, antes de ligar mais um episódio de Peppa Pig para o seu filho, considere isso:

    A Organização Mundial da Saúde, consciente da importância sobre o assunto, lançou algumas recomendações sobre quanto tempo crianças poderiam ser expostas às telas sem danos a saúde. Recomenda-se que crianças de até cinco anos não passem mais de uma hora na frente das telinhas enquanto pequenos de até 18 meses não sejam expostos às telas.

    Entretanto, a realidade é bem diferente, segundo a JAMA Pediatrics. Um estudo feito com 3.895 crianças no estado de Nova Iorque, Estados Unidos, divididos em dois grupos, avaliou o aumento do tempo gasto na frente das telinhas, de 12 meses a 36 meses.

    “O tempo de tela do primeiro grupo, 73% do total, aumentou em média 51 minutos por dia em 1 ano para cerca de uma hora e 45 minutos em três anos. O tempo de tela no segundo grupo, 27% das crianças, aumentou em média 37 minutos por dia em 1 ano para cerca de quatro horas aos 3 anos de idade” (U.S.News, tradução nossa).

    Por isso, lembre-se: “Obter saúde para todos significa fazer o que é melhor para a saúde desde o início da vida das pessoas”, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.

    Acesse a pesquisa completa no link (em inglês): https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/article-abstract/2755656?resultClick=1

    Guia da OMS sobre atividade física, sedentarismo e sono em crianças de até 5 anos de idade (em inglês). Disponível no link: https://apps.who.int/iris/handle/10665/311664

    REFERÊNCIA:

    “A maioria das crianças excedem o tempo de exposição à tela, diz estudo”, em inglês. Disponível no link: https://www.usnews.com/news/health-news/articles/2019-11-26/study-most-children-exceed-recommended-screen-time