CAMINHO DAS CAMOMILAS

A camomila é a planta medicinal mais cultivada no Brasil e a principal região brasileira produtora está localizada na região metropolitana de Curitiba, em Mandirituba e São José dos Pinhais.

As primeiras mudas foram introduzidas há cerca de cem anos por imigrantes europeus e hoje a região fica linda no final do inverno com a florada destas pequenas flores brancas que lembram margaridas.

A principal característica da camomila é seu aroma intenso e doce, capaz de perfumar grandes ambientes. E é margeando esses campos floridos e perfumados que caminhamos por estradas rurais por cerca de 10 km, unindo o contato com a natureza, a qualidade de vida e a aromoterapia.

Utilizamos o sistema de “self drive”, ou seja, cada grupo de amigos ou família se desloca com seu próprio transporte evitando nesta época de pandemia estar num ambiente fechado com pessoas fora do seu convívio. Além disso nosso almoço é piquenique, também num espaço aberto, aumentando o contato com a natureza e preservando o distanciamento social.

Caminho das Camomilas na região metropolitana de Curitiba | crédito: arquivo pessoal

<

p class=”ql-align-center”>

Aliás, você sabia que alguns dos benefícios do chá de Camomila são ajudar na má digestão, acalmar e reduzir a ansiedade, mas não para por aí. Além disso, conta a “sabedoria popular” que a camomila é uma planta de poderes mágicos que atrai sorte e dinheiro, e muitos jogadores antes de partidas importantes, costumam lavar suas mãos no chá de camomila para trazer sorte ao jogo, já plantada ao redor da casa, dizem que a camomila afasta a inveja e o olho gordo, além de trazer prosperidade.

* Ana Wanke é curitibana, engenheira e trabalhou por 20 anos no setor elétrico com projeto de Usinas Hidrelétricas. Em 2012 resolveu realizar um projeto que já vinha elaborando há muito tempo: dar oportunidade a mais pessoas de conectarem-se com a natureza, de maneira mais intensa e em roteiros personalizados. Trocou a carreira de engenheira pela carreira de guia e fundou a empresa Ana Wanke Turismo e Aventura. Especializou-se em caminhadas e no Caminho de Santiago, pelo qual recebeu a honraria de Dama da Ordem do Camino de Santiago em setembro de 2019.

Leia mais colunas de Ana Wanke clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.