Brasil pode ter vacina contra Covid-19 no primeiro semestre de 2021, diz presidente da Anvisa

    O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou que o Brasil deve ter um vacina contra Covid-19 aprovada e pronta para uso no primeiro semestre de 2021. A informação está em uma reportagem divulgada nesta quinta-feira (29 de outubro) pela Agência Reuters.

    Ele comentou que esse prazo pode ser alterado, mas é a estimativa que ele faz no momento. “Algumas pessoas são menos otimistas, outras são até mais otimistas, acham que antes, eu acho que antes não é possível, eu ficaria com alguma coisa entre janeiro e junho de 2021”, declarou.

    A Anvisa ainda não determinou qual será o percentual de eficácia do imunizante. Barra Torres lembra que já houve casos de admissão de vacinas com eficácia inferior a 50%. Ele ressaltou que há uma discussão mundial sobre esse percentual e que ainda não existe consenso.

    A agência está revisando dados de duas vacinas contra Covid-19 que estão sendo testadas no Brasil, a chamada vacina de Oxford e a CoronaVac. Sobre esta última, a Anvisa autorizou a importação de seis milhões de doses, a pedido do Instituto Butantan, além de matéria-prima para fabricação do imunizante. No entanto, ainda não há aprovação de qualquer vacina contra Covid-19 no país ou autorização para sua aplicação.

    * Com informações do portal UOL

    Leia também – Anvisa: análise de vacinas contra covid-19 será técnica

    Leia também – Vacina de Oxford gera resposta imune entre idosos, dizem pesquisadores