Atenção e cuidados com o fenômeno “Cabeça D’água”

Verão é a época ideal para um banho de rio e cachoeira: refrescante e relaxante. Mas não dá para se desligar, porque é bem nessa época que acontece um fenômeno chamado de “Cabeça D’água”.

Diferença entre Cabeça D’água e Tromba D’água

Você já deve ter ouvido falar dos dois termos e pode estar confuso. Vamos esclarecer!

A Cabeça D’água é o aumento rápido do nível de um rio devido à chuva de grande intensidade, que pode ocorrer nas cabeceiras dos rios ou em trechos mais altos de seu percurso onde a geografia e geologia são favoráveis ao rápido escoamento superficial da água.

No sentido popular, Tromba D’água indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região. Mas para os cientistas essa definição é errada. Na verdade, tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai se deslocando. A maioria das trombas d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos como o Rio Amazonas.

Agora que você já sabe a diferença, não confunda os fenômenos naturais e fique atento!

Fique atento

É preciso prestar atenção a possíveis alterações meteorológicas principalmente durante o período da tarde, quando a probabilidade da Cabeça D’água acontecer é maior. Os primeiros sinais de uma Cabeça D’água são a mudança da cor da água, que fica mais barrosa e suja. Também observa-se o aumento da presença de galhos e folhas na água.

Como evitar

Boas práticas para evitar ser pego de surpresa são:

  • Conferir a previsão do tempo não só para o local do banho, seja de rio ou cachoeira, mas também certificar-se da previsão nas regiões próximas.
  • Ficar atento aos primeiros sinais característicos da Cabeça D’Água. Ela pode acontecer sem mesmo estar chovendo no local!
  • Ao primeiro sinal, sair imediatamente da água e procurar lugares mais altos.
  • E em caso de chuva não se arriscar a entrar nas cachoeiras e rios.

* Ana Wanke é curitibana, engenheira e trabalhou por 20 anos no setor elétrico com projeto de Usinas Hidrelétricas. Em 2012 resolveu realizar um projeto que já vinha elaborando há muito tempo: dar oportunidade a mais pessoas de conectarem-se com a natureza, de maneira mais intensa e em roteiros personalizados. Trocou a carreira de engenheira pela carreira de guia e fundou a empresa Ana Wanke Turismo e Aventura. Especializou-se em caminhadas e no Caminho de Santiago, pelo qual recebeu a honraria de Dama da Ordem do Camino de Santiago em setembro de 2019.

Leia mais colunas de Ana Wanke clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.