Associação Paranaense de Psiquiatria elege nova diretoria para o triênio 2023-2025

Associação Paranaense de Psiquiatria
(Foto: Divulgação)

A Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) elegeu, no dia 20 de setembro, sua nova diretoria para o triênio 2023-2025. A eleição presencial foi realizada durante todo o dia, na sede da entidade, em Curitiba, quando também foram computados os votos encaminhados por meio de correspondência.

O médico psiquiatra Júlio Dutra, de Apucarana, foi reeleito presidente. A nova diretoria é formada por psiquiatras de todas as regiões do Paraná. José Cleber Feliciano Ferreira será o vice-presidente Centro; Danielle Santos Zamuner, vice-presidente Sudoeste; Cleto Rocha Pombo Filho, vice-presidente Noroeste; Carolina Alves de Moraes Nicolau, vice-presidente Norte; Glauber Higa Kaio, vice-presidente Capital; Ana Camila Gomes Cabeço, diretora-secretária; Sarah Cristina Zanguellini Ruckl, diretora-secretária adjunta; Cleverson Higa Kaio, tesoureiro, e Osmar Ratzke, tesoureiro adjunto.

“Iremos dar continuidade a um trabalho existente desde 1967, ampliando nossa atuação em todas as regiões do Estado. Um dos grandes objetivos da APPSIQ é oferecer informação e educação para a comunidade, combater o preconceito, primar pela prática da boa psiquiatria e defender os portadores de doenças mentais”, afirma Júlio Dutra, ressaltando que a APPSIQ se tornou uma referência como fonte de informação no universo da Psiquiatria.

Vinculada à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a APPSIQ, fundada há 55 anos, é a única associação psiquiátrica legalmente constituída no Paraná e, ao longo dos últimos três anos, apesar das dificuldades e desafios impostos pela pandemia da Covid-19, registrou inúmeros avanços.

Entre as conquistas, está o aumento do número de associados em 50%. Hoje, são 520 no Estado. Outro feito histórico foi a realização do maior evento científico da Psiquiatria paranaense. A XIII Jornada Paranaense de Psiquiatria, que ocorreu entre os dias 1º e 3 de setembro, em Maringá, contou com mais de 800 participantes. Foram três dias de estudos, palestras e debates com renomados psiquiatras de todo o Brasil.

A entidade também atuou, durante a pandemia, de forma relevante. Preocupada com a saúde mental dos profissionais da área da saúde que estavam trabalhando na linha de frente, promoveu ampla campanha e proporcionou a eles atendimento médico gratuito, por meio do trabalho voluntário de especialistas.

Especialidade necessária

O presidente Júlio Dutra destaca que a área da Psiquiatria nunca foi tão exigida e necessária como nos tempos atuais. A depressão, ansiedade e os distúrbios de humor estão cada vez mais frequentes no dia a dia dos brasileiros. De acordo com as estatísticas, o Brasil se tornou, hoje, o país com a população mais ansiosa do mundo.

Conselho Fiscal

No pleito também foram eleitos os novos integrantes do Conselho Fiscal da Associação Paranaense de Psiquiatria. São eles os psiquiatras Paulo Hideo Kozima, Eduardo Frassato, Priscila Maistro, Carlos Alberto Peixoto Baptista, Luana Zen e Marcelo Daudt Von der Heyde.

Clique aqui para saber mais sobre os parceiros do Saúde Debate